Árvore digital oferece internet de graça no centro de Cianorte

Publicado: 20/12/2018

Equipamento que utiliza energia solar fica na Praça 26 de Julho e também conta com espaço para sentar e oito saídas USB para carregar celulares

Quem passou pela Praça 26 de Julho, no centro de Cianorte, nos últimos dias, notou que o monumento em homenagem aos pioneiros não está mais sozinho. Agora, o cenário também é composto por uma árvore digital sustentável. Com design arrojado, o equipamento emite sinal Wi-fi gratuitamente para dezenas de usuários ao mesmo tempo, em um raio de 100 metros, e oferece conectores de USB para carga de baterias, com capacidade para até oito celulares. Possui quatro metros de altura e conta com bancos para o descanso da população.  

“Trata-se de um avanço para o município. Afinal de contas, ao oferecermos um serviço como esse, de forma gratuita e no espaço público, estamos contribuindo para que todas as pessoas, sem distinção, aumentem sua interação e conectividade”, pontua o prefeito Bongiorno. O equipamento não teve custo nenhum para o erário municipal. “Houve um chamamento público em que organizações podiam demonstrar interesse em desenvolver projetos de tecnologias sustentáveis nesses locais”, explica.

A vencedora foi a Solus Energia e Engenharia, que desenvolveu a tecnologia e administra os patrocínios mensais. A estrutura foi feita localmente, pela Montinorte, e possui tecnologia para captar a radiação do sol, por meio de cinco painéis fotovoltaicos, e garante seu próprio funcionamento 24 horas por dia. Para o usuário o acesso é simples. Basta se conectar à rede UNINGA CONECTFREE e fazer o login. A própria página direciona para um check-in no Facebook.

No ano que vem, outras duas como árvores como essas também serão instaladas na cidade: uma no Terminal Rodoviário e outra na Praça Moraes de Barros.  

Fonte: Assessoria de Comunicação