Beto Nabhan defende competitividade do setor do vestuário em reunião da Fiep

Publicado: 09/04/2018

O vice-prefeito de Cianorte, Beto Nabhan, também presidente do Sinveste (Sindicato da Indústria do Vestuário de Cianorte), participou nessa sexta-feira (06), em Curitiba, da reunião do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil, da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), que discutiu temas importantes do cenário da indústria do vestuário. “Trata-se de um encontro de trabalho, realizado de forma extraordinária, com o intuito de analisar o setor e suas principais demandas”, esclareceu Nabhan, lembrando que o Sinveste é um dos integrantes do Conselho da Fiep e tem voz ativa nas reuniões.

Na pauta do encontro, questões como ICMS cuja alíquota atual, de 4%, foi prorrogada por mais 15 anos pelo Governo Estadual; realização do ID Fashion 2018; Cartilha NR12 (Norma Regulamentadora número 12, cujo objetivo é garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador) e a validação do Plano de Política Reversa, um dos grandes desafios para as indústrias têxteis e do vestuário nos próximos anos. “A sustentabilidade é um tema em alta em todos os setores e a indústria do vestuário está atenta e buscando acompanhar essa tendência adotando formas de produção e de consumo de matérias-primas mais eficazes e sustentáveis”, disse.

Beto Nabhan destacou que todas as questões levadas e discutidas na reunião do Conselho têm o intuito de melhorar e ampliar a competitividade do setor, que sofre com concorrência de produtos importados e de outros estados brasileiros, além do excesso de tributos. “Para isso, é preciso trabalhar em várias frentes, desde a aposta em qualificação de mão-de-obra e inovação, até melhorias propostas por normas regulamentadoras e o reforço na união entre toda a cadeia produtiva. Essa é a estratégia que defendemos junto ao Conselho da Fiep e que tem completa receptividade por parte de todos os integrantes”, informou Nabhan.

Fonte: Sinveste