Conscientização sobre autismo é tema de encontro

Publicado: 09/04/2018

Iniciativa do Caps i e Caps 1reuniu profissionais da saúde e da educação, familiares de pessoas que possuem o transtorno e a comunidade

Os Centros de Atendimento Psicossocial 1 e infantojuvenil de Cianorte promoveram na última sexta-feira (06), no anfiteatro da Acic, o 1º Encontro sobre o Autismo: Enxergando o mundo por um ângulo diferente. O objetivo foi transmitir informações e esclarecer dúvidas a respeito do assunto. Cerca de 300 pessoas participaram da ocasião, entre elas, profissionais da saúde e da educação, familiares de pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e membros da comunidade.  

O encontro aconteceu durante toda a manhã e contou com palestras, apresentações artísticas e compartilhamento de experiências.  “Para nós é motivo de muita alegria nos deparar com esse espaço lotado, inclusive de pessoas de outras cidades que vieram nos prestigiar e contribuir com o debate. Sem dúvidas, reuniões como essas são passos fundamentais para que avancemos no acompanhamento de quem possui o transtorno e ainda na quebra de preconceitos”, comentou o prefeito Bongiorno.

“Os autistas precisam que tenhamos essa atenção para melhor entendermos a realidade em que vivem. Que bom notarmos que a cada dia que passa as pessoas se interessam mais pelo assunto”, salientou a chefe da Divisão de Atenção Básica, Andreia Domingos, que na oportunidade representou a secretária de Saúde, Michelly Polyana Viguiatto Pricinotto. 

Em nome da equipe do CAPS, a psicóloga Thaise Dantas, enfatizou que o encontro ainda possibilita que políticas públicas sejam pensadas “ofertando cada vez mais espaço na sociedade às pessoas com autismo”. O vereador Victor Hugo Davanço, em nome da Câmara, disse que “sair do senso comum é um excelente meio de avançar para nos tornarmos uma sociedade mais acolhedora”.

Fonte: Assessoria de Comunicação