Consultas e exames para pacientes com câncer passam a ser ofertados em Cianorte

Publicado: 06/04/2018

Atendimentos tiveram início na última quinta-feira (05,) no Ciscenop

A última quinta-feira, cinco de abril, foi um dia histórico para a saúde pública dos onze municípios que compõem o Ciscenop (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Centro Noroeste do Paraná). A data marcou o início da oferta de tratamento para pacientes com câncer em Cianorte, pela equipe contratada que atua no Centro de Referência em Oncologia do Hospital Santa Rita, de Maringá.

Até então, quem recebia o diagnóstico da doença precisava se deslocar para o município vizinho em busca dos serviços. “Muitos acordavam às 5h ou 6h da manhã para receber o atendimento e tinham que aguardar até o final do dia, quando o  último agendado passava por consulta, para retornarem. Era uma rotina emocionalmente desgastante para essas pessoas. Com a prestação do tratamento mais próxima, proporcionamos mais dignidade e conforto a em um momento tão delicado”, garantiu o prefeito de Cianorte, Bongiorno.

O gestor, junto à administração do Ciscenop e os vereadores, lutava há cinco anos para trazer a especialidade para o município. “Foi uma conquista difícil e morosa, pois tivemos que realizar inúmeras negociações e necessitávamos da aprovação do Estado, mas não desistimos. Tentamos todas as possibilidades possíveis por entendermos a necessidade de quem precisa desse serviço”, argumentou a secretária executiva do Ciscenop, Andrea Fancelli.

A equipe oncológica atende na sede do Ciscenop, todas as quintas-feiras. “As consultas e as avaliações dos exames serão realizadas aqui mesmo, no Consórcio. Qualquer problema que um paciente tenha durante este processo, vai ser resolvido conosco”, conta Andreia. “Os únicos tipos de serviços que não ofertaremos são cirurgias e os procedimentos, pois requerem habilitação de alta complexidade, que tanto o Consórcio, quanto os hospitais locais não possuem”, completa.

INÍCIO DO ATENDIMENTO

No primeiro dia em que os serviços foram ofertados em Cianorte, o prefeito Bongiorno, acompanhado da primeira-dama e presidente de honra do Provopar, Fátima; e dos vereadores Dadá, Marcia, Santina Buzzo, Silvio do Pátio e Zézão; da secretária executiva do Ciscenop, Andreia Fancelli; e do diretor da Secretaria de Saúde, Divonsir Sena, recepcionou, pessoalmente, o integrante do corpo clínico do Hospital Santa Rita, o médico oncologista, Gustavo Aléssio Nemer.

"Esperamos que o senhor desenvolva um bom trabalho no nosso município. No apoio que precisar, a Prefeitura e o Ciscenop estão à disposição”, garantiu Bongiorno. O médico agradeceu a acolhida e reforçou a importância do tratamento oncológico ser ofertado na cidade. “Temos que entender o paciente como um todo. A doença é só uma parte. Estando mais próximos das pessoas, amenizaremos o desgaste físico do deslocamento que prejudica emocionalmente os pacientes”, disse Gustavo.