Coral Das Alte Erbe se apresenta no Paço Municipal nesta terça-feira

Publicado: 09/09/2019

Formado por jovens cantores de Cianorte, sob a regência do maestro chileno Nicolás González Martínez, o Coral Das Alte Erbe irá abrilhantar a solenidade de lançamento da exposição "A Trajetória dos Vestidos de Noiva da Idade Média ao Contemporâneo", que será realizada na tarde desta terça-feira (10), às 16h, no saguão do Paço Municipal Wilson Ferreira Varella. A ocasião, organizada pela Divisão de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, é aberta ao público e todos os cianortenses estão convidados a prestigiar.

“O coral é uma iniciativa independente, ou seja, sem vínculo a nenhuma instituição, que começou suas atividades em 2018 e, atualmente, conta com mais de 50 participantes. São profissionais atuantes em diversas áreas, mas que têm em comum a paixão pela música”, disse o secretário do coro, o advogado Bruno Bilk Mazia que, juntamente com o maestro e um dos integrantes, André Emmer, esteve em visita ao prefeito Bongiorno, na última semana.

“Das Alte Erbe significa ‘A antiga herança’ e faz alusão ao enorme patrimônio da música erudita universal”, destacou o maestro, que agradeceu a oportunidade. “Temos empenhado esforços na formação de novos músicos e cantores. Por meio dos nossos encontros e ensaios, por exemplo, proporcionamos vivências de aprimoramento, como a experiência de cantar em diversos idiomas e o conhecimento de diferentes discursos expressivos da música. Assim, cada chance de mostrar nosso trabalho é muito valorosa. Estamos gratos e ansiosos pela apresentação no Paço Municipal”, afirmou Nicolás.

O prefeito, por sua vez, agradeceu a visita e efetuou elogios. “É notável que, em nossa cidade, tanto a produção quanto o consumo de arte estão em pleno crescimento e são iniciativas particulares, como a do Coral Das Alte Erbe, que em consonância com as políticas públicas, contribuem para o progresso da cultura local. Parabéns a todos os envolvidos”, afirmou Bongiorno, acompanhado pela chefe da Divisão de Cultura, Silvana Camargo.

EXPOSIÇÃO – A mostra "A Trajetória dos Vestidos de Noiva da Idade Média ao Contemporâneo" foi confeccionada por alunos do curso de Moda da UEM – Campus Regional de Cianorte – nas disciplinas de Tecnologia da Confecção (profª Maria Helena Ribeiro de Carvalho), Modelagem (profª Regielem Dias) e História da Moda Contemporânea (profº Ronaldo Vasques).  A exposição trata da tradição e fascínio pelas vestimentas, com réplicas de vestidos utilizados por ícones da história, como as rainhas: a escocesa, Mary Stuart (Séc. XVI); a francesa, Maria de Médici (Séc. XVII) e a inglesa, Vitória (Séc. XIX); além da Princesa Diana (Séc. XX) e Meghan Markle (Séc. XXI).

Fonte: Assessoria de Comunicação (Débora Fuzimoto)