Em Cianorte, Centro de Atendimento à Síndrome Respiratória já atendeu mais de 140 pacientes

Publicado: 22/05/2020

Preocupada com a possibilidade do avanço do novo coronavírus em Cianorte, a Prefeitura instalou no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori, o Centro de Atendimento à Síndrome Respiratória. Em funcionamento desde o dia 14 de maio, a unidade já atendeu 142 pacientes e ampliou o atendimento às pessoas com sintomas gripais e problemas respiratórios. Ao todo, são 30 leitos, com atendimento de 12 horas diárias – das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Logo no primeiro dia de funcionamento, foram 18 atendimentos; no dia 15 (16); no dia 18 (27); no dia 19 (25); no dia 20 (26), e nessa quinta-feira, outros 30. No local, são realizadas todas as coletas de exames laboratoriais, porém, por enquanto, os que precisam de Raio-X são encaminhados para realizar o procedimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Solicitamos a instalação de um aparelho de Raio-X no local, o que deve ocorrer nos próximos dias. Com isso, queremos evitar que os pacientes com problemas respiratórios circulem pelas unidades de saúde em busca de atendimento. No caso de suspeita de coronavírus, as coletas também acontecem no local”, ressaltou a diretora técnica, Dra. Joelma Aguilera.

“Especialistas da área médica previam um aumento no número de casos positivos e suspeitos no país, o que acabou se confirmando. Percebemos então que a nossa decisão foi acertada em montar a estrutura. Vale ressaltar, que todos os leitos que temos nas unidades hospitalares, seja os reservados para o Covid-19, como os demais, pertencem ao Sistema SUS, ou seja, não está restrito ao município de Cianorte. Daí a necessidade de se instalar a unidade. Com a proximidade do inverno, os problemas respiratórios aumentam, e precisamos oferecer um atendimento digno para a nossa população”, enfatizou o prefeito Bongiorno.

Fonte: Assessoria de Comunicação