Escola Municipal Liomar Gomes recebe obras de reforma e ampliação

Publicado: 28/05/2018

Solenidade realizada na última sexta-feira (25) celebrou a inauguração das melhorias

As ações na área da educação não param em Cianorte. Menos de dez dias após ter realizado a inauguração das estruturas das Escolas Municipais Paula Dreer Nogueira e Lucia Moro, nos Jardins Santa Mônica e Atlântico, respectivamente, a Prefeitura entregou na última sexta-feira (25), as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Liomar Gomes, instituição que atua em dualidade com o Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, na Zona 04.

O local recebeu investimentos de R$ 222 mil, provenientes de recursos livres do município, aplicados na reforma de duas salas de aula e na ampliação de 145 m², com a construção de uma sala de aula e três banheiros, sendo um feminino, um masculino e um para portadores de necessidades especiais (PNE). Além disso, também foram realizadas outras benfeitorias, como a instalação de uma passarela coberta, plantio de gramado e pintura.

“As mudanças foram efetuadas para atender a demanda existente na escola, que atende cerca de 200 alunos do 1º ao 5º ano”, pontuou o prefeito Bongiorno. “Elas eram anseios antigos da comunidade local, bem como das diretoras anteriores e da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF). Assim que assumimos a gestão, entendemos a necessidade do pedido e incluímos as obras no nosso plano de trabalho”, completou.

Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, foram diversas as etapas para efetivar as melhorias. “Foi preciso conquistar, junto ao Governo do Estado, a autorização para a construção, já que a escola atua em dualidade. Depois disso, iniciamos as obras”, contou. “A necessidade era grande. Tínhamos um espaço pequeno para receber as crianças, que chegou a ser apelidado de ‘sala do Japão’. Isto, sem contar os banheiros que ficavam distantes para as crianças menores se locomoverem até lá’, argumentou a secretária.

“Agora, tanto os estudantes contarão com mais segurança e conforto durante o período das aulas, quanto os professores com melhores condições de trabalho, já que os espaços são mais amplos e apropriados para a transmissão de conhecimentos”, assegurou o vice-prefeito, Beto Nabhan.

“Por meio desse investimento representativo, a Prefeitura de Cianorte, mais uma vez, comprova o seu interesse em ampliar as ações educacionais na cidade. Entendo que, cada vez mais, o setor deve ser visto como prioridade pelo Poder Público”, relatou o deputado estadual, Jonas Guimarães. 

 “Não se trata apenas de uma simples inauguração de um prédio, mas sim da comemoração de novos espaços fundamentais para o desenvolvimento do ser humano. Não trabalhamos apenas para encher as salas de aulas de estudantes e transmitir os conteúdos estabelecidos, mas sim para resgatar a cidadania de um povo”, disse a diretora da escola, Marcia Cristina Dalarme.

A vereadora Márcia Pereira, acompanhada do colega de casa, Victor Hugo Davanço, frisou a satisfação por ter contribuído na efetivação do empreendimento. “Para nós é muito satisfatório aprovar a liberação de recursos próprios para serem aplicados em obras como estas, que beneficiam diretamente a população e a comunidade escolar”, expressou.

“Foram muitas pessoas envolvidas para que chegássemos a este momento de comemoração. Parabéns a todos que se empenharam nessa empreitada, em especial às nossas lideranças. O trabalho sério e comprometido de vocês tem sido imprescindível para que o quadro educacional do nosso município continue a se desenvolver cada vez mais, como tem acontecido”, manifestou a representante do Núcleo Regional de Educação de Cianorte, Clarice Bongiorno.

A solenidade foi encerrada por apresentações dos alunos dos 5ºs anos, com o poema “Na minha escola todo mundo é igual” e a canção “Sementes do amanhã”. A ocasião também foi acompanhada pelo secretário de Administração, Eliab Vieira Moreno; pela ex-diretora da instituição, Edileuza Reis; pelo representante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, tenente Vinícius de Almeida; pelos familiares da Liomar Gomes – Pedro, Marcos, Carlos e Helaine -; e demais autoridades do município.

Fonte: Assessoria de Comunicação