Prefeitura tem programação alusiva ao Dia de Combate à Violência contra o Idoso

Publicado: 13/06/2018

Atividades seguem até o dia 21 de junho, com palestra, passeios de trenzinho e outras atividades de lazer

Os frequentadores do tradicional baile da terceira idade, na Vila Operária, receberam um importante recado na tarde dessa terça-feira (12). Isto porque, dando início à programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, a Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio da 2ª Promotoria de Justiça de Cianorte, promoveu uma breve palestra, ministrada pela Promotora de Justiça, Dra. Elaine Lopo Rodrigues, aos participantes.

“Todos aqui são pessoas que tiveram que trabalhar para conquistar suas coisas. E não é justo que agora que podem desfrutar do descanso merecido, usufruindo da aposentadoria, que sofram qualquer violação de seus direitos. É importante lembrar que violência não é só apanhar, não é só ameaça, é também tirar o dinheiro, por exemplo. Nesse sentido, se alguém fizer algo que lhes for contra a vontade, como empréstimos em seus nomes – o que, infelizmente, é comum – podem nos procurar na central de atendimento, que fica instalada na Casa da Cidadania. Sabemos que é muito doloroso falar em crime quando se trata de algum ente querido, mas atos como estes são crimes e aqueles que os comentem devem ser processados. Temos que respeitar as pessoas, principalmente os idosos”, destacou a Promotora de Justiça, lembrando que denúncias anônimas podem ser realizadas pelo Disque 100.

Já a secretária municipal de Assistência Social, Marlene Aparecida Benalia Bataglia, acompanhada por assistentes sociais e outras profissionais da pasta, agradeceu o espaço aberto, colocou a Prefeitura à disposição dos cidadãos e realizou o convite para as demais atividades. Para o público da terceira idade, a programação segue até 21 de junho, com passeios de trenzinho e outras ações de lazer, sendo:

  • Dia 13/06 – das 9h às 10h – Distrito de São Lourenço
  • Dia 14/06 – das 14h às 16h – Ginásio de Esportes João Bola
  • Dia18/06 – das 8h30 às 10h  e das 14h às 16h – Ginásio de Esportes Tancredo Neves                     
  • Dia 21/06 – das 8h30 às 10h – Distrito de Vidigal

Além disso, há destaque para a palestra “Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa: A importância da Rede em favor da vida”, nesta sexta-feira (15), às 14h, no salão do Centro Social Urbano, voltada aos profissionais. “A participação de cada um é fundamental para o fortalecimento dos trabalhos e para que a assistência prestada seja cada vez mais efetiva”, disse Marlene.

Fonte: Assessoria de Comunicação