Profissionais da educação passam por capacitação em formação continuada

Publicado: 06/09/2019

Estudo, reflexão e contato com novas concepções. Estes são os princípios da formação continuada, um processo de capacitação para os docentes e atendentes visando o aprimoramento do conhecimento diante dos diferentes públicos atendidos pela rede municipal de ensino, buscando dar subsídios teóricos e práticos sob a perspectiva da teoria histórica-cultural. Com estes objetivos, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu, no último dia 30 de agosto, na sede da Unipar, a terceira etapa da capacitação de professores, educadores infantis, atendentes de apoio, estagiários e PSSs.

A atividade contou com dois encontros anteriores, sendo um em 20 de março e outro no dia 07 de junho. A última etapa acontecerá em 11 de novembro. As palestras e atividades foram ministradas pelos professores Rozana Salvaterra Izidio (Contação de História); João Paulo dos Passos Santos (Estimulação Essencial); Carlos Alexandre Fantuzzi (Musicalização); Gisley Saris Hernandes (Psicomotricidade); Fábio José Antônio da Silva (O brincar como ferramenta na Educação Infantil / Recreação); Guiomar Pimentel (Artes integradas com práticas pedagógicas relacionadas ao Referencial Curricular do Paraná); Juliana Montenegro Seron (Repertório de atividades práticas para os anos finais do Fundamental I, de acordo com o Referencial Curricular do Paraná); Carla Shiper (Educação Especial e Inclusiva: Autismo e Deficiência Intelectual); Márcia Valéria Cruz (Alfabetização matemática na Educação Infantil); Willian Belini (Continuidade do trabalho com a Escala Cuisinare: Adição e subtração); Tânia Garcia (Frações e divisões por meio da resolução de situações problemas); e Gilmara Belmiro da Silva (Jogos para alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática).

“Esses momentos têm como objetivo aperfeiçoar os saberes necessários às atividades pedagógicas, proporcionando um ensino de melhor qualidade aos nossos alunos”, ressaltou a secretária da pasta, Maria Neuza Casassa. “O prefeito Bongiorno é uma pessoa muito sensível com a educação e não mede esforços para que a comunidade escolar esteja sempre bem atendida. Aproveitamos para agradecer a presença de cada educador, que veio em busca do aprimoramento do saber”, concluiu.

“O município tem implementado uma forte política de formação continuada aos nossos profissionais, conforme as especificidades de cada público atendido, como a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação Especial”, destacou a assessora da Educação Infantil, Valquíria Charles da Silva. “É notório que não é possível ensinar sem aprender permanentemente, daí a importância de um evento como esse. Nosso objetivo é oferecer a cada aluno uma educação de qualidade, que é necessária para garantir um futuro digno às crianças”, explicou a assessora do Ensino Fundamental, Juliana Turetti Romeiro Peruci.

Fonte: Assessoria de Comunicação