Saída fotográfica incentiva a preservação do Parque Cinturão Verde

Publicado: 25/06/2018

Um grupo de 40 pessoas, desde crianças a idosos, marcou presença na Saída fotográfica do Junho Verde, na manhã do último sábado (23), na Trilha das Perobas, do Parque Cinturão Verde. A atividade gratuita foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), e envolveu lições sobre fotografia na natureza, ministradas pelo especialista Anderson Theodoro, assim como explicações sobre a fauna e a flora do local, efetuadas pela bióloga e chefe da Divisão de Educação Ambiental, Cristiane Roco.

“A maioria dos participantes não conhecia a Trilha das Perobas, que é uma amostra da riqueza natural do Cinturão Verde aberta à visitação orientada, e ficou impressionada com o seu conteúdo, principalmente com o tamanho das perobas existentes, muitas delas centenárias, além das mais de 100 unidades que nasceram em processo natural, durante o tempo que o espaço ficou fechado, de 2010 a 2017, para recuperação ambiental”, contou Cristiane.

Além disso, para o fotógrafo que coordenou a atividade, “outra questão interessante foi que o passeio reuniu pessoas de diversas idades e alguns até estavam em família, como pai, mãe, filhos e avó, o que permitiu uma interação muito positiva e, com relação aos registros, proporcionou diferentes perspectivas de uma mesma paisagem”, salientou Anderson.

A visita teve duração de 1h40min, em um percurso de 1,2 Km, com direito a muitos registros. “Acreditamos que, aproximando as pessoas do Parque e despertando o interesse em fotografar suas belezas naturais, estamos estimulando-as a cuidar do meio ambiente e a manter nossa reserva florestal urbana protegida, limpa e bonita”, destacou o secretário da pasta, Guilherme Comar Schulz.

JUNHO VERDE – Durante todo o mês, em decorrência do Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), uma série de atividades para chamar a atenção dos cianortenses em relação aos problemas ambientais está sendo realizada pela SEMMA. Entre as ações já ocorridas destacam-se a distribuição de mudas, plantio de árvores, visitas à Trilha das Perobas (Cianorte) e à Reserva das Perobas (Tuneiras do Oeste), feirinha de adoção do Canil Municipal e arrastão do lixo eletrônico. Para os próximos dias estão marcados o lançamento do Projeto Guarda-Parque Mirim (29/06) e a limpeza do Rio Fantasminha (30/06).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação