Unidades Básicas de Saúde atendem em horário especial neste sábado

Publicado: 25/05/2018

Locais oferecerão vacina contra a Gripe e exames preventivos para as mulheres

Em Cianorte, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do setor IV, Morada do Sol, Cianortinho, Pedro Moreira e Extensão, bem como as dos distritos de Vidigal e São Lourenço, atendem em horário especial neste sábado (26). Das 8h às 17h, serão ofertados exames preventivos para as mulheres, visando detectar precocemente os cânceres de mama e de colo de útero, e a aplicação da vacina contra a Gripe.

De acordo com secretária municipal de Saúde, Michelly Polyana Viguiatto Pricinotto, o objetivo do atendimento em horário especial é proporcionar o acesso da população a esses serviços de saúde. “Por vezes, durante o horário convencional, fica complicado para se deslocar até a Unidade. Propusemos esse atendimento fora do expediente para que todas as pessoas que precisam deles tenham acesso”, diz.

A vacina contra a Gripe é destinada para crianças de seis meses às menores de cinco anos de idade, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mães que estejam em até 45 dias pós-parto (puérperas) e portadores de doenças crônicas (mediante apresentação de atestado e solicitação da vacina por prescrição médica). Para receber a dose, os adultos precisam apresentar a identidade e a carteirinha de gestante (se necessário); e as crianças, a carteirinha de vacinação.

Já para as mulheres interessadas em cuidar da saúde, serão prestados análises clínicas de mamas e o Papanicolau, bem como o encaminhamento das maiores de 40 anos para a mamografia. “Lembrando que todas aquelas com vida sexual ativa devem procurar por estes serviços ao menos uma vez ao ano”, enfatiza Michelly. Para fazer os exames, basta comparecer à Unidade mais próxima da sua residência com o documento de identificação e o Cartão do Cidadão em mãos.

Fonte: Assessoria de Comunicação