kartalnews.com ucak bileti satin al en ucuz ucak bileti flypgs turk hava yollari onur air sunexpress atlas jet anadolu jet pegasus
 Apresentações teatrais encerram projeto desenvolvido no Aquiles Cômar | Prefeitura Municipal De Cianorte

Apresentações teatrais encerram projeto desenvolvido no Aquiles Cômar

Publicado: 20/04/2017

Formações artísticas oferecidas gratuitamente buscaram resgatar a autoestima e proporcionar a integração entre os participantes

Após dez meses dedicados ao aprendizado da arte do circo, do teatro e da dança por meio de oficinas no contraturno escolar, as crianças e adolescentes do Conjunto Habitacional Aquiles Cômar, que integraram o projeto Técnico Social ‘Sou Arte’, encerraram sua participação nas atividades. Para marcar a data, uma solenidade, que contou com duas apresentações artísticas envolvendo modalidades do projeto, aconteceu na noite da última quarta-feira (19). As formações foram oferecidas, gratuitamente, pelo Governo Federal com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“A iniciativa só trouxe bons resultados, afinal ofereceu disciplina, habilidades e postura corporal aos participantes; além de criar um processo de ação reflexiva transformadora, que contribuiu para a inclusão, ampliando o aprendizado e oferecendo novas oportunidades. Sabemos que existem diversos tipos de vulnerabilidades as quais eles estão expostos diariamente, porém acreditamos que esta tenha sido uma ferramenta que, além de ter oferecido cultura, ainda possibilitou uma motivação diferente à vida de cada um”, salienta a secretária de Assistência Social, Claudia Nunes Veloso Marchini.

As apresentações de encerramento do projeto foram marcadas pela adaptação para os palcos da obra literária de Monteiro Lobato, “A contagem dos Sacis”, montada pela turma da manhã; e pela peça “Unidos pela Guerra”, uma espécie de ‘Romeu e Julieta’ dos tempos modernos, apresentada pela turma de alunos da tarde. “Muito interessante observar o resultado final, que mostra não apenas o êxito técnico do projeto, como também o social”, comentou a técnica responsável pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria, Jordana Vieira.

As oficinas foram ministradas pela equipe do Circo Teatro Sem Lona. Durante as aulas de teatro foram trabalhados jogos, improvisação, expressão corporal e pequenas cenas. Já as de dança, exploraram ritmos atuais e próximos da realidade dos participantes, como o Hip Hop e o Street Dance. O circo, por sua vez, trabalhou brincadeiras, com acrobacias, malabares e técnicas de clown.