kartalnews.com ucak bileti satin al en ucuz ucak bileti flypgs turk hava yollari onur air sunexpress atlas jet anadolu jet pegasus
 Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar cadastro junto ao CRAS | Prefeitura Municipal De Cianorte

Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar cadastro junto ao CRAS

Publicado: 14/07/2017

O não comparecimento resultará em bloqueio ou cancelamento do auxílio

A Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, convoca os inscritos no Programa Bolsa Família, que estejam há dois anos ou mais sem atualizar seus cadastros ou que tenham divergências de informações apontadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) a comparecerem ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mais próximo de sua residência, imediatamente, pois há possibilidade de terem seus benefícios bloqueados ou cancelados pelo Governo Federal.

Isto porque, a atualização dos dados cadastrais é uma das três exigências para integrar e permanecer no programa de transferência de renda – as outras são a manutenção da frequência escolar dos filhos e o acompanhamento das condições de saúde. O objetivo é verificar a veracidade e qualidade dos dados informados pelas famílias. “Isso evita que usuários mal-intencionados recebam o benefício indevidamente, além de colaborar para que o Governo Federal trace estratégias para distribuir melhor a renda”, conta o gestor do Bolsa Família, Rodrigo Luque.

O MDS considera desatualizado o cadastro com mais de dois anos, a contar da última data de inclusão ou alteração e, para evitar transtornos, a Secretaria de Assistência Social de Cianorte pede para que os beneficiários atualizem as informações todo ano. “É uma forma de garantir a regularidade e, consequentemente, a transferência de renda, pois vinte e quatro meses é o prazo máximo e, se ocorrer qualquer imprevisto, a família pode ter o benefício bloqueado”, salienta a secretária, Marlene Aparecida Benalia Bataglia, lembrando que, nesse período, podem ocorrer mudanças em termos de renda, composição familiar, endereço e outros.

Por isso, as famílias que receberem a carta do Governo Federal, mensagem de texto no extrato de pagamento ou convocação para procurar o CRAS, bem como aquelas que ainda não atualizaram o cadastro este ano, devem buscar a regularização o quanto antes. Os moradores da região central, Vila 07, Vila Operária, Aquiles Comar e entorno devem comparecer ao CRAS 1, localizado no Centro Social Urbano. Já a população do Cianortinho, dos Seis Conjuntos, Cassidori, Jardim Paraíso, Atlântico, Parque das Nações e proximidades, no CRAS 2, na Rua Capixigui, nº 75, Jardim Alto da Cidade. Já os distritos de Vidigal e São Lourenço são atendidos pelo CRAS Volante.

Entenda a gestão do programa
O Governo Federal realiza, anualmente, o cruzamento de diversas bases de dados de renda dos beneficiários para verificar a regularidade do enquadramento no Bolsa Família. Em Cianorte, de acordo com dados da Secretaria de Assistência Social, com base na folha de pagamento de junho de 2017, 1.136 famílias recebem o benefício, com valores que variam de acordo com o número de integrantes e situação econômica, totalizando o montante mensal de aproximadamente R$ 150.000,00.

“Um valor que chega a quase R$ 1.900.000,00 no ano e que, além de assegurar a frequência escolar das crianças e as condições de saúde de todos os membros da família, também movimenta a economia da cidade, já que o benefício, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA, é usado na sua totalidade no consumo direto, o que contribui para geração de emprego e renda”, destaca o gestor do Bolsa Família, Rodrigo Luque.



Outras Notícias:

20/10/2017 Inscrições na Corrida contra o Câncer seguem até quinta-feira
20/10/2017 Está terminando o prazo para inscrições no 8º Festival de Violeiros
20/10/2017 Campanha Natal Sem Fome será lançada nesta segunda-feira
20/10/2017 Prefeitura realiza melhorias na iluminação do Bosque da Matriz
20/10/2017 Rotary Furquim de Castro promove evento de conscientização sobre a Pólio
20/10/2017 Cianorte é 7ª colocada em ranking que mede qualidade dos gastos dos municípios paranaenses
20/10/2017 Valdir Rossoni vem a Cianorte e trata de investimentos com lideranças locais
20/10/2017 Sábado é dia de prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero
20/10/2017 Mutirão de limpeza contra escorpião e Aedes segue para as Zonas 01 e 02
20/10/2017 Feira da Saúde é adiada por conta da chuva