Educação realiza o I Seminário do PNAIC

Publicado: 17/12/2013

Com o objetivo de alfabetizar crianças até os oito anos de idade, o programa do Governo Federal PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – promove uma série de ações integradas baseadas em quatro eixos de atuação: a formação continuada para professores alfabetizadores; materiais didáticos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; e gestão e controle de mobilização.

Em Cianorte, por meio de um orientador de estudo e da utilização de materiais didáticos diferenciados, 96 professores da rede municipal de ensino receberam, durante todo o ano, qualificações para o trabalho voltado às diversas ações que influenciam o cotidiano escolar, bem como, os direitos da aprendizagem e do desenvolvimento. Para analisar as atividades realizadas em 2013 e celebrar o encerramento, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu, na tarde desta segunda-feira (16), nas dependências da Aserc, o I Seminário do PNAIC.

“Agradeço a cada um que, por meio deste pacto, acreditou e contribuiu para a melhoria do ensino público em nosso município, adquirindo e disseminando o conhecimento científico sistematizado. Este é um compromisso firmado com o futuro, que será construído pelos alunos alfabetizados por nós”, garantiu a coordenadora local do PNAIC, professora Zilma de Lima.

“Esta é uma proposta que faz a diferença e aqui estão as provas de que o PNAIC deu certo em Cianorte. Parabéns a vocês que se dispuseram a participar e abraçaram a causa com afinco, muitas vezes, abrindo de mão de suas horas de lazer e momentos com a família para o enriquecimento profissional”, enfatizou a secretária municipal de Educação e Cultura, professora Maria Neuza Casassa.

“A alfabetização não se resume ao ensino das letras, mas também engloba o incentivo ao pensar e refletir. Parabéns prefeito por aderir ao PNAIC e, também, pela coragem, determinação e empenho na aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do magistério público municipal”, disse a chefe do Núcleo Regional de Educação, professora Yolanda Rodrigues de Godoy.

“Ensinar é uma arte e, por isso, parabenizamos vocês que escolheram esta profissão tão bela e de tamanha significância. A Câmara Municipal trabalha em conjunto com a prefeitura e está de portas abertas para recebê-los e lutar por seus anseios”, afirmou o vereador Valdomiro Gonçalves Pereira que, juntamente com a vereadora Márcia Pereira, prestigiaram o evento representando o Poder Legislativo Municipal.

“Em nome da população cianortense, a vocês que acreditaram no aprendizado, nosso mais sincero agradecimento, pois hoje contamos com 96 profissionais melhor preparados para cuidar da educação de nossos filhos”, destacou o prefeito Bongiorno.

Após a solenidade de abertura, a professora formadora do PNAIC – UEM, Rosana Marchese, realizou uma explanação a respeito do pacto e sua importância, seguida pela apresentação de cada uma das 13 escolas municipais sobre os trabalhos pedagógicos desenvolvidos no decorrer do ano letivo por todos os professores e alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental de Nove Anos. Além disso, os trabalhos também ficaram expostos em stands e com visitação aberta ao público a partir das 16 horas.