en ucuz ucak bileti flypgs turk hava yollari onur air sunexpress atlas jet anadolu jet pegasus
Em Cianorte, ações do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil focam a conscientização | Prefeitura Municipal De Cianorte
paykasa bozdurma paykasa bozdurma paykasa bozdurma paykasa astropay bozdurma

Publicado: 13/06/2017

Espetáculo “Doce Infância” sensibiliza os alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal de ensino

Criança não trabalha. Esse é o refrão da música que ecoou pelas dependências do Centro Estadual de Educação Integrada de Cianorte (CEEP) na última segunda-feira (12). Isto porque, o local é sede das ações alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e palco do espetáculo “Doce Infância” que, encenado pelo Grupo Sou Arte, segue em exibição para os alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal de ensino até esta terça-feira (13).

A peça, que aborda o tema da data em uma linguagem adequada a crianças e adolescentes, tem o objetivo de aguçar a consciência crítica e capacitar para eventuais denúncias. Mais de 700 alunos participaram do primeiro dia de atividades. “Gostei muito do teatro. Principalmente quando os irmãos se libertam dos trabalhos que eram obrigados a fazer. Vi que ajudar os pais nas tarefas de casa é aprendizado, o que é bem diferente do trabalho infantil, que é muito triste e deixa as crianças doentes”, contou a aluna do 5º ano B da Escola Municipal Castro Alves, Emilly Kauany. Sua professora, Rosimeire Luchetti, também aprovou a encenação. “Muito boa. A abordagem comprova que, na vida, tudo tem seu tempo e que lugar de criança é na escola”, afirmou.

Segundo Marlene Bataglia, secretária de Assistência Social – órgão à frente da programação – “O objetivo é colocar em prática novas estratégias que visem a mudança nos valores que fundamentam a permanência de situações de trabalho infantil, por meio da sensibilização da sociedade, com o aprimoramento da identificação de crianças e adolescentes em situação de exploração”, disse. À noite, foi a vez do distrito de São Lourenço receber o espetáculo, na Praça Central.

Já nesta terça-feira (13), a peça será exibida para mais de 700 alunos em Cianorte e no distrito de Vidigal. Além disso, a programação também conta com a palestra magna do Promotor de Justiça do Trabalho de Umuarama, André Vinícius Melatti, para os profissionais da rede socioassistencial, às 9h, no auditório do CEEP.