kartalnews.com ucak bileti satin al en ucuz ucak bileti flypgs turk hava yollari onur air sunexpress atlas jet anadolu jet pegasus
 Em Cianorte, ações do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil focam a conscientização | Prefeitura Municipal De Cianorte

Publicado: 13/06/2017

Espetáculo “Doce Infância” sensibiliza os alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal de ensino

Criança não trabalha. Esse é o refrão da música que ecoou pelas dependências do Centro Estadual de Educação Integrada de Cianorte (CEEP) na última segunda-feira (12). Isto porque, o local é sede das ações alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e palco do espetáculo “Doce Infância” que, encenado pelo Grupo Sou Arte, segue em exibição para os alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal de ensino até esta terça-feira (13).

A peça, que aborda o tema da data em uma linguagem adequada a crianças e adolescentes, tem o objetivo de aguçar a consciência crítica e capacitar para eventuais denúncias. Mais de 700 alunos participaram do primeiro dia de atividades. “Gostei muito do teatro. Principalmente quando os irmãos se libertam dos trabalhos que eram obrigados a fazer. Vi que ajudar os pais nas tarefas de casa é aprendizado, o que é bem diferente do trabalho infantil, que é muito triste e deixa as crianças doentes”, contou a aluna do 5º ano B da Escola Municipal Castro Alves, Emilly Kauany. Sua professora, Rosimeire Luchetti, também aprovou a encenação. “Muito boa. A abordagem comprova que, na vida, tudo tem seu tempo e que lugar de criança é na escola”, afirmou.

Segundo Marlene Bataglia, secretária de Assistência Social – órgão à frente da programação – “O objetivo é colocar em prática novas estratégias que visem a mudança nos valores que fundamentam a permanência de situações de trabalho infantil, por meio da sensibilização da sociedade, com o aprimoramento da identificação de crianças e adolescentes em situação de exploração”, disse. À noite, foi a vez do distrito de São Lourenço receber o espetáculo, na Praça Central.

Já nesta terça-feira (13), a peça será exibida para mais de 700 alunos em Cianorte e no distrito de Vidigal. Além disso, a programação também conta com a palestra magna do Promotor de Justiça do Trabalho de Umuarama, André Vinícius Melatti, para os profissionais da rede socioassistencial, às 9h, no auditório do CEEP.