en ucuz ucak bileti flypgs turk hava yollari onur air sunexpress atlas jet anadolu jet pegasus
Saiba o que abre e fecha no feriado de Tiradentes | Prefeitura Municipal De Cianorte
paykasa bozdurma paykasa bozdurma paykasa bozdurma paykasa astropay bozdurma

Saiba o que abre e fecha no feriado de Tiradentes

Publicado: 19/04/2017

A Prefeitura de Cianorte informa a suspensão dos serviços municipais nesta sexta-feira, 21 de abril, devido ao feriado nacional de Tiradentes. Neste dia, não haverá expediente no Paço Municipal, bem como na maioria das repartições da administração direta e indireta. Com relação à educação, CMEIs e escolas também não atenderão.

Serão mantidos apenas os serviços essenciais em saúde, que funcionam em regime de plantão, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) e a Farmácia da Unidade Básica de Saúde do Setor IV (atrás do Centro Social Urbano), das 8h às 14h. O expediente dos órgãos municipais, bem como o das instituições de ensino, será retomado na segunda-feira (24).

CIDADE – A coleta de lixo, realizada pela Sanepar, ocorrerá normalmente. Já o comércio, não funcionará na sexta-feira (21), sendo que no sábado (22), terá horário de atendimento das 8h às 12h.

SOLENIDADE – Na sexta-feira (21), às 8h30, na Praça Tiradentes (localizada no cruzamento da Avenida Paraná com a Rua Fernão Dias, na Zona 01), a 5ª Companhia Independente da Polícia Militar irá prestar homenagem a Tiradentes que, símbolo da luta pela independência do Brasil e mártir da Inconfidência Mineira, é o patrono das polícias brasileiras (Civil e Militar). A solenidade conta com a presença de autoridades e é aberta à participação de toda a população.

HISTÓRIA – Tiradentes era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, um alferes (cargo militar da época colonial), que também exerceu a profissão de dentista, e que participou ativamente de um dos principais movimentos de contestação do poder que Portugal exercia sobre o Brasil Colônia: a Inconfidência Mineira. Por isso, condenado pela coroa portuguesa, Tiradentes foi enforcado e esquartejado no dia 21 de abril de 1792. Sua luta passou a ser reconhecida após a Independência do Brasil e, principalmente, após a Proclamação da República. No entanto, foi somente a partir de 1965 que o dia da morte de Tiradentes foi oficializado feriado nacional, como forma de manutenção do seu legado.