kartalnews.com ucak bileti satin al en ucuz ucak bileti flypgs turk hava yollari onur air sunexpress atlas jet anadolu jet pegasus
 UBS do Setor IV realiza exames preventivos em mulheres neste sábado | Prefeitura Municipal De Cianorte

UBS do Setor IV realiza exames preventivos em mulheres neste sábado

Publicado: 11/10/2017

Local atende das 8h às 16h com exames preventivos, orientações para o autoexame da mama e liberações de mamografias

A Unidade Básica de Saúde Dr. Ramom Máximo Schulz (setor IV), localizada atrás do Centro Social Urbano, oferece atendimento especial para o público feminino neste sábado (14), das 8h às 16h. Serão realizadas coletas de preventivos (papanicolau), orientações para o autoexame da mama e liberações de mamografias. O horário especial de atendimento integra a agenda da Campanha Outubro Rosa em Cianorte que busca promover os cuidados da saúde da mulher e diagnosticar, precocemente, os cânceres de mama e de colo de útero.

Os exames são indicados, ao menos uma vez ao ano, para todas as mulheres com vida sexual ativa. “O preventivo, conhecido como papanicolau, é simples, mas poderoso, capaz de detectar alterações das células que podem desencadear o câncer de colo de útero, que é o terceiro mais incidente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil”, explica a chefe da Divisão de Atenção à Saúde, Andreia Domingos. Para que o exame seja realizado, devem ser evitadas relações sexuais, creme vaginal e ducha íntima dois dias antes. Além disso, a mulher não pode estar menstruada ou perto de menstruar.

Também serão ofertadas no local orientações para o autoexame das mamas e o encaminhamento de mamografias, para pessoas acima de 40 anos. As interessadas devem comparecer a UBS com os documentos de identificação (RG e CPF) e o Cartão do Cidadão (cartão do ‘postinho’) em mãos. Não é necessário que o atendimento esteja atrelado ao seu endereço. “Independente de onde ela resida, pode procurar o serviço da unidade nesta data” explica a secretária municipal de Saúde, Michelly Polyana Viguiato Pricinoto.

RESULTADOS
Durante este mês, as Unidades Básicas de Saúde se revezam para atender as mulheres em horários alternativos. No último sábado (07), foram quase 250 preventivos coletados nos bairros Morada do Sol, Vila Sete, Santa Mônica, Setor 08, Pedro Moreira e Jardim Universidade.

AGENDA
Para quem não conseguir se prevenir nesta data, a campanha oferece outras oportunidades. Os mesmos procedimentos também serão ofertados no dia 21 de outubro (sábado), nas UBSs do Cianortinho, Extensão e Setor 03 e nos distritos de Vidigal e São Lourenço das 08h às 16h. Nos dias 17, 19, 24 e 26, serviços semelhantes estarão disponíveis na UBS do Conjunto Marselha das 17h às 19h.

No sábado (21), a UBS Extensão, além dos exames preventivos, também realiza a Feira de Saúde, que contará com os acadêmicos da Uningá dos cursos de Medicina Veterinária, que prestarão orientações a respeito de animais peçonhentos; de Enfermagem, que auxiliarão na realização dos exames; de Biomedicina, que farão testes rápidos das hepatites B e C, Sífiles e HIV; e de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Odontologia que farão orientações dentro de cada área de atuação. A Unipar também estará presente com os alunos dos cursos de Educação Física, com brinquedos e recreação, e os de Estética.

Além de cuidados com a saúde, a Outubro Rosa conta com atos de conscientização. No dia 29 de setembro (domingo) acontece a Corrida e Caminhada contra o Câncer, com concentração às 8h30 e largada às 9h em frente ao Paço Municipal Wilson Ferreira Varella. Os interessados devem procurar a secretaria da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC), que fica na Avenida Santa Catarina, 683, das 8h às 18h, para efetivar sua participação mediante a doação de 1 kg de alimento. Os 700 primeiros terão direito a número de identificação e medalha.