kartalnews.com ucak bileti satin al en ucuz ucak bileti flypgs turk hava yollari onur air sunexpress atlas jet anadolu jet pegasus
 Zonas 03, 04 e proximidades devem se preparar para mutirão de limpeza | Prefeitura Municipal De Cianorte

Zonas 03, 04 e proximidades devem se preparar para mutirão de limpeza

Publicado: 11/10/2017

Ação que visa eliminar os possíveis esconderijos de escorpiões e criadouros do Aedes aegypti está marcada para este final de semana

Neste sábado (14) e domingo (15), os moradores das Zonas 03 e 04, bem como dos bairros próximos, têm um importante compromisso com a saúde pública: a eliminação dos possíveis esconderijos de escorpiões e dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Isto porque, o mutirão de limpeza da Prefeitura chegará à região e, para que tenha efetividade, cada um deve providenciar a limpeza de sua residência, principalmente do quintal, e colocar os resíduos na calçada que, na sequência, caminhões passarão fazendo a coleta.

“Lembramos que os escorpiões gostam de se esconder em pilhas de materiais e são atraídos por insetos que vivem no lixo ou esgoto, como baratas. Já o Aedes aegypti consegue se desenvolver em qualquer recipiente com água, até mesmo em uma tampinha de garrafa PET. Por isso, orientamos os moradores para que eliminem todo o amontoado de resíduos, ao redor ou dentro de casa, principalmente madeiras em geral; restos de materiais de construção; móveis e eletrodomésticos em desuso; pneus, latas e outros recicláveis”, aconselha o secretário de Serviços Municipais, Allan Marchini.

Já a secretária de Meio Ambiente em exercício, Cristiane Roco, lembra que após o mutirão, o morador que depositar resíduos nas calçadas, canteiros ou qualquer via pública estará sujeito à multa, conforme legislação municipal. “Cada pessoa é responsável pelo descarte do lixo que produz, podendo responder legalmente em caso de prejuízo ao meio ambiente, à saúde pública, ao Código de Posturas do Município, entre outros. Por isso, esta é a oportunidade de contar com a ajuda da Prefeitura para deixar sua casa livre da sujeira, de doenças e acidentes com escorpiões”, destaca.

CUIDADOS – Para garantir a segurança, é necessário utilizar luvas de borracha e sapatos fechados, além de manter as crianças afastadas da ação. Em caso de se deparar com o escorpião, a recomendação é que seja feita uma ação mecânica, com um objeto duro, que o mate. Já as larvas do mosquito Aedes aegypti morrem quando estão em ambiente sem água. Assim, caso encontre um recipiente com foco, basta eliminar a água, virando no chão, onde tenha terra ou grama. Mas atenção: nunca faça isso no ralo ou vaso sanitário, pois é preciso garantir a escassez da água para interromper o desenvolvimento do mosquito. Depois disso, é preciso realizar uma limpeza, com esponja, para soltar os ovos que possam estar grudados.