Cianorte é contemplada com o Instituto Federal do Paraná - IFPR

Publicado em: 12/03/2024 17:14 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A manhã desta terça-feira (12) foi de boas notícias para Cianorte. Isso porque, o município está entre os 100 contemplados, em todo o país, com um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. No Paraná, são apenas cinco cidades selecionadas para receber o Instituto Federal do Paraná (IFPR).

“Essa notícia é espetacular e representa a realização de um sonho. Temos na Amenorte mais de 163 mil habitantes que serão impactados positivamente pelo IFPR, uma vez que nossos jovens terão um ensino de qualidade, gratuito, que os ajudará a se colocar no mercado de trabalho. Por isso, nossa gratidão ao Governo Federal, em especial aos deputados que nos representam, pelo empenho em colocar Cianorte entre as cidades selecionadas”, disse o prefeito, Marco Franzato.

A secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon, explicou que o IFPR será implantado em três etapas. “Na inicial, as escolas municipais compartilharão parte de sua infraestrutura administrativa, salas de aulas, ginásios de esportes, entre outros, para o funcionamento das primeiras turmas. Na sequência, o Município fará a doação de um terreno com área de 52.508,40 metros quadrados, situado na Rua Manuel Bandeira, Residencial Belas Artes. Já na última etapa, a administração municipal buscará a destinação de recursos do Governo Federal e de emendas parlamentares para a construção predial solicitada pelo IFPR. Neste formato, as atividades podem começar de imediato, enquanto as instalações definitivas são providenciadas”, revelou.

Os cursos a serem implantados estão entre os 250 disponíveis no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Em reunião realizada entre representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cianorte (Codec), do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e de Inovação (CMCTI), da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC) e do Poder Público Municipal, foi elaborada a proposta de que a escolha dos cursos tenha como base os eixos de Controle e Processos Industriais; Produção Industrial; Informação e Comunicação; e de Produção Alimentícia.

“A escolha desses eixos se deu conforme análise das atividades instaladas, bem como daquelas que deverão apresentar crescimento escalável doravante e ainda não foram contemplas pela oferta de outros estabelecimentos de ensino. Porém, a ideia é envolver toda a sociedade na seleção”, defendeu Jakeline. Conforme o estudo para a criação do campus, a unidade cianortense deverá contar com 40 docentes e 26 técnicos administrativos, podendo atender até dois eixos tecnológicos e em torno de 800 alunos.

CONHEÇA O INSTITUTO: Com 14 anos de existência, o IFPR está presente em 26 municípios paranaenses, contando com 19 campi independentes, um campus capital e seis campi avançados. Atualmente o IFPR oferece, dentro desta distribuição, nas modalidades presenciais e a distância, cursos técnicos, superiores, de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), contemplando pouco mais de 30 mil estudantes.