Emprego Apoiado promove a contratação de 30 pessoas com deficiência

Publicado em: 14/03/2024 16:39 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Usina Santa Terezinha promete encaminhar pessoas acima de 18 anos com deficiência intelectual ao mercado de trabalho, por meio do Emprego Apoiado (EA). Na última segunda-feira (11), foi realizada uma reunião, nas dependências da Escola Municipal Vicente Machado, com as famílias dos estudantes das Classes Especiais das escolas municipais para tratar do assunto.

“O objetivo é encaminhar 30 pessoas por meio do EA. Essa modalidade é uma forma eficiente de contribuir com a inclusão dos alunos em diversas áreas, uma vez que, neste modelo, a atividade laboral ofertada é compatível com as deficiências e o treinamento é realizado em serviço, tendo como apoio um consultor”, explicou a diretora da APAE, Maria Regina Rocco Peroco.

Em Cianorte, a Usina Santa Terezinha ofertará vagas com registro em carteira, salário e demais direitos trabalhistas, inclusive cartão-alimentação e plano de saúde, para atuar em uma horta, no período da manhã, ou artesanato, à tarde. “É uma oportunidade imperdível para ingressar no trabalho formal em condições e salário iguais aos dos demais trabalhadores, ascendendo a um emprego digno”, defendeu a diretora de Planejamento Estratégico e Políticas Públicas Educacionais, Juliana Turetti Romeiro Peruci.

Na manhã da próxima sexta-feira (22), nas dependências da APAE, os profissionais da Usina farão todos os esclarecimentos necessários e as entrevistas com os estudantes inscritos. “Sem dúvidas é uma proposta que acompanha o movimento pela inclusão, propiciando autonomia e independência às pessoas com deficiência”, concluiu a coordenadora educacional e pedagógica de Educação Especial, Edileuza de Souza Reis.