Mobilizações marcam o Dia Internacional da Síndrome de Down em Cianorte

Publicado em: 25/03/2024 16:23 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Na última quinta-feira (21/03) comemorou-se o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, a condição genética que causa a síndrome. Para promover a conscientização dos estudantes, as escolas municipais e os centros municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Cianorte trabalharam o tema em sala de aula, ressaltando a necessidade de direitos igualitários, inclusão e bem-estar daqueles que têm a alteração cromossômica.

“Levar informações, conscientizar e dar visibilidade é fundamental para uma educação inclusiva, respeitando e dando oportunidades a todos dentro de suas singularidades. Um cromossomo a mais ou a menos não torna uma pessoa incapaz. Precisamos eliminar as barreiras sociais e fazer da escola um lugar plural”, defendeu a diretoria de Planejamento Estratégico e Políticas Públicas Educacionais, Juliana Turetti Romeiro Peruci.

Na Escola Municipal General Ernesto Geisel (São Lourenço), membros do Instituto Amafil se uniformizaram com meias coloridas, divertidas e descombinadas – gesto que celebra a diversidade e também chama a atenção sobre a necessidade de se promover a inclusão – e ministraram uma palestra para os estudantes. Já na Escola Municipal Lucia Moro (Residencial Araucária), cartazes e outras manifestações artísticas marcaram a passagem da data. “Na prática, trabalhos como estes contribuem para desmistificar a Síndrome de Down, abrindo espaço para que as pessoas tenham mais oportunidades de desenvolvimento e convivência. Por isso, parabenizo a todos os envolvidos”, disse a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon.