Instituições de ensino aderem ao Projeto EcoÓleo

Publicado em: 25/03/2024 16:41 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Com os objetivos de evitar que o óleo usado vá para os cursos hídricos e para a rede de tratamento de esgoto, e incentivar atitudes ambientalmente corretas entre os estudantes da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal lançou, na última sexta-feira (22), na Escola Municipal Dom João Bosco, o Projeto EcoÓleo. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a empresa Bio Óleo Brasil, instalou pontos de arrecadação da substância em 12 instituições, entre escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs).

“Quando se fala em óleo de cozinha, por ter origem vegetal, tem-se a falsa impressão de que não é poluente. Porém, esse raciocínio não é correto. As gorduras não são solúveis em água e, mesmo que em pequenas quantidades, os prejuízos ambientais são enormes. Por isso, agradecemos a todos que aderiram ao movimento e nos ajudarão a tirar de circulação centenas de litros de óleo, que poderiam poluir nossos rios”, afirmou o chefe da Divisão de Educação Ambiental, Michel Thomaz de Souza.

Toda a comunidade escolar é convidada a levar o líquido, armazenado em garrafas pet, até o ecoponto mais próximo. A arrecadação será comercializada com a empresa parceira e revertida em benfeitorias para a própria instituição de ensino. “As vantagens desse projeto não são apenas ambientais. As crianças estão aprendendo a cuidar da natureza e, ao mesmo tempo, da própria escola e CMEI”, ressaltou Michel.

Confira as instituições que receberam o ecoponto:

- Escolas municipais Lidia Usuy Ohi (Zona 6), Dom João Bosco (Zona 1), Jorge Moreira da Silva (Zona 1) e Lucia Moro (Residencial Araucária)

- Centros municipais de educação infantil (CMEIs) Aidê Eugênio Biazzi (Vila 7), Ivanilde Gomes Casotti (Santa Mônica II), Criança Feliz (Vila Operária), Maria Testa Rodrigues (Zona 4), João e Maria (Seis Conjuntos), Lucia Reschetti Cerqueira (Jardim Universidade), Pequeno Príncipe (Vidigal) e Ana Jacinta Teixeira (Jardim Santa Felicidade).