Última semana para inscrição no Concurso de Poesias da Amenorte

Publicado em: 15/04/2024 13:51 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

O prazo para participar do Concurso Cultural de Poesias "FESPAM – Declare seu amor ao município" está se encerrando. Promovida pela Comissão Técnica Consultiva Especial de Cultura da 4ª Regional de Cultura, em conjunto com órgãos gestores de cultura do Consórcio Público Intermunicipal do Centro Noroeste do Paraná (CICENOP), e com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura do Paraná (SEEC/PR), a iniciativa visa fomentar a criação poética e valorizar os talentos locais.

Abrangendo as 12 cidades da Amenorte (Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná), o concurso oferece uma oportunidade para que pessoas a partir dos 9 anos expressem sua criatividade através da poesia, inspirando-se na história, fatos, lugares, paisagens e momentos marcantes de seus municípios. Os cianortenses têm até esta sexta-feira (19) para realizar suas inscrições na fase municipal.

A participação é gratuita e está dividida em três categorias: Infantil (9 a 11 anos), Infantojuvenil (12 a 16 anos) e Adulto (acima de 16 anos). O formulário é on-line, disponível através do link: https://forms.gle/F284LdxbG26Au6h78. Para aqueles que não têm acesso à internet, é possível se inscrever pessoalmente na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada no segundo piso do Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Da fase municipal serão selecionados os vencedores de cada categoria para representar suas respectivas cidades na etapa regional, que ocorrerá entre 6 e 20 de maio, na qual serão escolhidos os três melhores de cada categoria. Todas as obras selecionadas, em ambas as fases, serão publicadas na Coletânea “Amor e Poesia – as belezas dos municípios da Amenorte”.

O resultado do concurso será revelado no dia 16 de junho, às 19h, durante a cerimônia de encerramento da 7ª Feira Literária de Cianorte (FLICIA), na Praça da República. Na ocasião, além do anúncio dos vencedores, que serão premiados por empresas locais, haverá a declamação das poesias finalistas e a realização de autógrafos. “É uma oportunidade imperdível para os amantes da poesia demonstrarem seu talento e amor pelos seus municípios”, afirma o secretário de Cultura, Evandro de Castro.