Campanha de vacinação contra a poliomielite começa nesta segunda-feira

Publicado em: 24/05/2024 14:08 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A tradicional Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite tem início nesta segunda-feira (27), destinada às crianças com idade de um ano a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Em Cianorte, as doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, com exceção da UBS Zona 02, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

“A poliomielite é uma doença grave, caracterizada por um quadro de paralisia causada pelo poliovírus selvagem, o PVS tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Por isso, reiteramos a necessidade da imunização e fazemos um apelo aos pais ou responsáveis para que não deixem de vacinar as crianças”, destaca a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Tania Mara de Almeida. A campanha segue até 14 de junho, com o Dia D, mobilização que ocorre em todo Paraná, marcado para 8 de junho (sábado), das 8h às 17h.

Graças à vacinação, a pólio foi eliminada das Américas em 1994, sendo a primeira região do mundo a alcançar esse resultado. Porém, essa conquista pode ser perdida se a cobertura vacinal no Brasil não atingir a meta, estabelecida em 95% do público-alvo. Isto porque, devido à baixa adesão, o país recebeu a classificação de alto risco para a reintrodução do poliovírus selvagem pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC), em 2023.