Cianortenses recebem homenagem por atuação em prol da igualdade racial

Publicado em: 30/04/2024 16:09 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Os membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Cianorte reuniram-se, na manhã desta terça-feira (30), no Paço Municipal, para celebrar a conquista da presidente do órgão, Rosilene Rodrigues, que recebeu a Comenda Raymundo Sousa Dantas, conferida às personalidades que contribuem no combate ao racismo e na defesa da capoeira em todas as suas manifestações.

A iniciativa, da Confederação de Capoeira Desporto do Brasil (CCDB), Federação de Capoeira do Paraná (FEPARCA) e do Instituto Afro Indígena, condecorou os premiados em solenidade realizada na última sexta-feira (26), no auditório do Ministério Público do Paraná, em Curitiba. O cianortense titular do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e presidente da Associação Brasileira Cultural Educacional Assistencial Corisco Capoeira e Lutas Corporais, Ademilson Costa Souza, conhecido como Mestre Corisco, também foi homenageado.

“Combater o racismo, o preconceito, a discriminação racial e reduzir as desigualdades raciais é um desafio. Me sinto honrada por estar entre as escolhidas para receber o reconhecimento. Minha gratidão a todos que somam forças nessa caminhada pela igualdade social e melhoria das condições de vida dos segmentos étnicos brasileiros”, disse Rosilene.

A comenda Raymundo Souza Dantas é uma homenagem póstuma a um ícone negro pouco conhecido no Brasil, porém, de uma contribuição memorável para os afrodescendentes no campo das relações internacionais e da capoeira. Escritor e jornalista, foi nomeado o primeiro embaixador brasileiro negro, para trabalhar em Gana, país na África. A sua história foi marcada por muitas dificuldades e preconceito. Por isso, é contada como um exemplo de superação.