Material socioemocional “Descobrindo o líder em mim” é implementado em três escolas municipais

 

Publicado em: 03/05/2024 17:01 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Whatsapp

 

Nesta quinta e sexta-feira (02 e 03), os servidores das escolas municipais Liomar Gomes (Zona 4), João Bueno de Godoy (Vidigal) e General Ernesto Geisel (São Lourenço), num total de 85 pessoas, participaram da formação “Os hábitos das pessoas altamente eficazes”, do material socioemocional “Descobrindo o líder em mim”. A reunião foi conduzida por representantes da Editora “SOMOS Educação”. Na próxima segunda-feira (06), 50 professores e equipes diretivas terão a capacitação para a implementação do material.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) recomenda que as escolas desenvolvam a reflexão crítica e o exercício da cidadania em seus alunos. O Líder em Mim trabalha um conjunto de habilidades sociais e emocionais, que impactam nos comportamentos, atitudes, modos de pensar e sentir. Os conteúdos são fundamentados nas obras e pesquisas do Dr. Stephen Covey, autor do best-seller Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes.

“Iniciamos o processo de implantação do material em 2023 na escola em Tempo Integral Liomar Gomes. Este ano, estendemos para mais duas instituições. A ideia é ampliar para toda a Rede Municipal de Ensino. Com a aprendizagem socioemocional, pretendemos ajudar os alunos a serem protagonistas da própria vida, ter a capacidade de tomar decisões e de lidar com os desafios dos novos tempos, habilidades tão importantes quanto a leitura, a escrita ou o cálculo”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon.

Conheça os sete hábitos:

Hábito 1: Seja proativo – Responsabilidade, escolha, iniciativa e criatividade;

Hábito 2: Começe com o objetivo em mente – Visão, comprometimento e propósito;

Hábito 3: Faça primeiro o mais importante – Foco, integridade, disciplina e priorização;

Hábito 4: Pense ganha-ganh – Benefício mútuo, justiça e abundância;

Hábito 5: Procure primeiro compreender, depois ser compreendido – Respeito, compreensão múltipla, empatia, coragem e consideração;

Hábito 6: Crie sinergia – Criatividade, cooperação, diversidade e humildade;

Hábito 7: Afine o instrumento – Renovação, melhoria contínua e equilíbrio;