CARTA DE SERVIÇOS

CARTA DE SERVIÇOS – SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Paço Municipal,  por  telefone: (44) 3619-6249 ou por e-mail: ind.com@cianorte.pr.gov.br

 

PROCON DE CIANORTE/PR

O PROCON (Sistema de Proteção e Defesa do Consumidor) é o órgão responsável pela proteção e defesa dos direitos dos consumidores. Tem com objetivos garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados, promover a educação para o consumo consciente e assegurar que práticas comerciais sejam justas e transparentes.

RECEPÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE RECLAMAÇÕES DE CONSUMIDORES
O QUE É? Qual a finalidade desse serviço?

Formalizar e acompanhar as reclamações recebidas pelos consumidores, a fim de obter uma solução efetiva para problemas relacionados a contratação de serviços e aquisição de mercadorias de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e outras legislações consumeristas.
 

REQUISITOS E/OU DOCUMENTAÇÃO EXIGIDOS?

Nome Completo; CPF; Endereço; Telefone; Nome do Fornecedor; Número(s) de Protocolo(s); Documentos que comprovam a relação de consumo como: (notas e cupons fiscais, contratos, pedidos, folhetos ou anúncios publicitários, rótulos ou embalagem, recibos, boletos bancários, comprovantes de despesas médicas, ordem de serviço, etc).

Documentos Obrigatórios para abertura de Reclamação:

01)- Documentos Pessoais como RG e CPF (do consumidor e/ou procurador, se for o caso);

02)- Contrato social consolidado, caso se trate de pessoa jurídica;

03)- Procuração, caso o consumidor seja representado;

04)- Comprovante de Residência;

05)- Documentos que comprovam a relação de consumo indicados acima.
 

COMO SOLICITAR?

Os atendimentos podem ser feitos para orientação através dos telefones (44) 3629.3022 / 3637.2840 / 3631.3044, presencialmente, no endereço Av. Dr. José Roberto Furquim de Castro, 503 – Salas 01/02 – Zona 01 e online, através do link www.consumidor.gov.br (Plataforma do Governo Federal com mais de 900 empresas cadastradas e até 10 dias para solução/resposta).

Os atendimentos por telefone e presencial são exclusivos para moradores da cidade de Cianorte e dos Municípios da AMENORTE ou que a relação de consumo tenha sido realizada com fornecedor estabelecido neste Município de Cianorte, conforme Lei Complementar Municipal nº 192, de 19 de agosto de 2022.

 

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO:

Por telefone – 08h00min às 12h00min - (44) 3629-3022 / 3637-2840 / 3631-3044.

Presencial ao público – 08h30min às 17h00min, sem intervalo de almoço.

O PROCON de Cianorte/PR não recebe denúncias anônimas, ante a obrigatoriedade do registro dos atendimentos.

Para cópias de Reclamações, protocolos e informações sobre andamento processual dirija-se pessoalmente ao órgão do PROCON no horário de atendimento presencial.

 

O PROCON DE CIANORTE NÃO ATENDE CASOS RELACIONADOS A:

-Multas de trânsito;

-Crimes regidos pelo Código Penal;

-Inscrição de concurso público, vestibular (faculdade pública);

-Relação entre associações desportivas com respectivos associados;

-Relação entre Advogado e cliente;

-Relação entre franqueador e franqueado;

-Produto – Defeito (vício) que necessitem de Perícia/Laudo Técnico (O PROCON de Cianorte não possui profissionais conveniados para realização de laudos ou perícias).

 

  • PRAZO DE EXECUÇÃO: Imediato

 

  • VALOR DO SERVIÇO:  Sem custo

 

 

AGÊNCIA DO TRABALHADOR DE CIANORTE/PR

A Agência do Trabalhador tem como principal finalidade promover a intermediação entre trabalhadores e empregadores, facilitando o acesso a oportunidades de emprego e serviços relacionados ao mercado de trabalho.

 

CAPTAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE VAGAS DE EMPREGO

O QUE É? Qual a finalidade desse serviço?

Captação e cadastro de vagas de trabalho, por meio de ferramentas de comunicação como: WhatsApp, E-mail e Telefone.

Divulgação de vagas de trabalho, em várias plataformas digitais como: Facebook, WhatsApp, e Site oficial da Prefeitura Municipal de Cianorte e site da Agência do Trabalhador de Cianorte, bem como divulgações em rádios e tvs locais.

Realização de mutiroes e feirões de empregos, bem como ações que promovam o encontro de candidatos com as empresas diretamente.

Intermediação e oferta de cursos de qualificação para os usuários.

REQUISITOS E/OU DOCUMENTAÇÃO EXIGIDOS?

  • CNJP
  • Nome fantasia e razão social da empresa
  • Endereço
  • Descrição
  • Requisitos da vaga

 

​​​​​​​INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA

O QUE É? Qual a finalidade desse serviço?

A intermediação de mão de obra visa inserir trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. Portanto, o serviço busca promover o encontro de oferta e demanda de trabalho.

Os candidatos são encaminhados às empresas para a possibilidade de contratação, através de carta de encaminhamento.

 

REQUISITOS E/OU DOCUMENTAÇÃO EXIGIDOS?

Documentos Necessários:

Documentos pessoais (RG e CPF)

Carteira de Trabalho

Endereço completo

 

DIVULGAÇÃO DAS VAGAS DE EMPREGO POR MEIO DE WHATSAPP

O QUE É? Qual a finalidade desse serviço?:

Os interessados em receber via whatsApp todas as vagas cadastradas diariamente, poderão se cadastrar mandando uma mensagem no número (44) 31470011.

 

REQUISITOS E/OU DOCUMENTAÇÃO EXIGIDOS?: Não há.

 

ATENDIMENTO AO SEGURO-DESEMPREGO

O QUE É? Qual a finalidade desse serviço?

Atendimento ao público, realizando a solicitação do seguro-desemprego.

 

REQUISITOS E/OU DOCUMENTAÇÃO EXIGIDOS?

Documentos Necessários:

• Requerimento do Seguro-desemprego

• Termo de rescisão

• Termo de quitação

• Carteira de Trabalho Fisíca ou Digital

 

DISPONIBILIDADE DE SALAS PARA ENTREVISTAS

O QUE É? Qual a finalidade desse serviço?

A Agência do Trabalhador de Cianorte, disponibiliza uma sala adequada para realizar entrevistas de emprego, na qual as empresas possuem a oportunidade de executar o processo de seleção, admissão e rescisão.

 

REQUISITOS E/OU DOCUMENTAÇÃO EXIGIDOS?

• Agendar horário com no mínimo com 4 (quatro) dias de antecedência.

 

COMO SOLICITAR?

O atendimento pode se iniciar de forma online, porém a finalização e encaminhamento do candidato até a empresa é de forma presencial.

 

ATEDIMENTO:

Endereço: Av. Paraná, 510 – Zona 1 – Fone: (44) 3351-3200

E-mail: agcianorte@sejuf.pr.gov.br

Segunda a sexta-feira – 8 h às 12 h e 13h30 às 17h30

 

PRAZO DE EXECUÇÃO: Imediato

 

VALOR DO SERVIÇO:  Sem custo

 

 

CASA DO EMPREENDEDOR DE CIANORTE/PR

A Casa do Empreendedor é uma iniciativa voltada para apoiar e fomentar o empreendedorismo, oferecendo uma gama de serviços e recursos para microempreendedores, pequenos empresários e aqueles que desejam iniciar um negócio.

 

DIVISÃO DA CASA DO EMPREENDEDOR

O QUE É? Qual a finalidade desse serviço?

Formalização gratuita e simplificada de MEI, emissão do CCMEI (certificado de condição do MEI), alteração de dados e baixa do MEI, orientação e emissão das guias de pagamento mensal, solicitação e emissão de notas fiscais (comercio, industria e serviço), orientação sobre relatório de Receita Bruta, declaração anual do MEI (DASN – SIMEI), emissão de certidões negativas de débitos ( municipal, estadual, federal), disponibilização de linhas de microcrédito da Fomento PR, consultorias, palestras, oficinas e cursos gratuitos, orientações para participação em compras públicas, demais informações úteis ao MEI.

1) Formalização do MEI;

2) Emissão do CCMEI;

3) Alteração de dados;

4) Baixa do MEI;

5) Emissão das guias de pagamento DAS;

6) Emissão de nota fiscal;

7) Declaração anual e relatório de receitas brutas;

8) Emissão de certidões negativas;

9) Microcrédito Fomento PR;

10) Capacitações e consultorias;

11) Orientações compras públicas.

 

REQUISITOS E/OU DOCUMENTAÇÃO EXIGIDOS

Documentos Necessários:

CPF

RG

Senha gov.br com nível de confiabilidade prata ou ouro.

 

FORMALIZAÇÃO DO MEI

O QUE É? Qual a finalidade desse serviço?

• Formalização do MEI: este serviço oferece a inscrição do microempreendedor individual, o empreendedor passará a ter um CNPJ, terá acesso à emissão de nota fiscal, poderá vender para o governo, ter acesso a serviços bancários e linhas de crédito específicas e terá um regime previdenciário próprio.

 

REQUISITOS E/OU DOCUMENTAÇÃO EXIGIDOS

• Ter no mínimo 18 anos completos;

• Exercer pelo menos uma das atividades econômicas listadas no Anexo XI da Resolução CGSN nº 140 de 2018.

• Cadastro na conta gov.br, com nível de segurança PRATA ou OURO.

Documentos Necessários:

• Cadastro na conta gov.br;

• Documentos pessoais (RG e CPF);

• Dados de contato e endereço;

• Dados do negócio: tipo de atividade realizada, forma de atuação e local onde o negócio é realizado.

 

EMISSÃO DO CCMEI

O QUE É? Qual a finalidade desse serviço?

• O Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) é o documento que certifica que sua empresa está aberta e comprova a sua inscrição no CNPJ e na Junta Comercial do seu Estado.

• O Certificado de Condição de MEI (CCMEI) tem efeito de Dispensa de Alvará e Licença de Funcionamento, desde que obedecidas às exigências legais necessárias ao bom funcionamento da empresa.

• O CCMEI é geralmente solicitado para a abertura dê conta de pessoa jurídica, venda de produtos e serviços para grandes empresas, órgãos públicos e comprovação do CNPJ para demais fins.

 

REQUISITOS E/OU DOCUMENTAÇÃO EXIGIDOS

Exigências:

• Para consultar o CCMEI é necessário ter os dados de acesso a conta única do governo ( conta gov.br ).

Documentos Necessários:

• Cadastro na conta gov.br;

• Documentos pessoais (RG e CPF).

 

ALTERAÇÃO DE DADOS DO MEI

O QUE É? Qual a finalidade desse serviço?

• Sempre que mudar os dados empresariais (atividade, forma de atuação, endereço, nome fantasia etc.), deve ser feito a atualização cadastral..

 

REQUISITOS E/OU DOCUMENTAÇÃO EXIGIDOS? Precisa de alguma documentação?

Exigências:

• Cadastro na conta gov.br, com nível de segurança PRATA ou OURO.

Documentos Necessários:

• Cadastro na conta gov.br;

• Documentos pessoais (RG e CPF);

• Dados de contato e endereço;

• Dados do negócio: tipo de atividade realizada, forma de atuação e local onde o negócio é realizado.

 

BAIXA DO MEI

O QUE É? Qual a finalidade desse serviço?

• Dar baixa no CNPJ, sempre que necessitar o encerramento das atividades.

 

REQUISITOS E/OU DOCUMENTAÇÃO EXIGIDOS

Exigências:

• Cadastro na conta gov.br, com nível de segurança PRATA ou OURO;

• Após ser feito a baixa é preciso realizar a declaração de baixa.

Documentos Necessários:

• Documentos pessoais (RG e CPF);

• Cadastro na conta gov.br.

 

EMISSÃO DAS GUIAS DE PAGAMENTO – DAS

O QUE É? Qual a finalidade desse serviço?

• Documento de arrecadação do MEI, que inclui a contribuição ao INSS, ICMS e/ou ISS, tem vencimento para os dias 20 de cada mês.

 

REQUISITOS E/OU DOCUMENTAÇÃO EXIGIDOS? Precisa de alguma documentação?

Documentos Necessários:

• Número de cadastro do CNPJ.

 

A declaração de faturamento de baixa deve ser feita até o último dia do mês de junho, quando a baixa ocorrer no primeiro quadrimestre do ano ou até o último dia do mês subsequente a baixa, nos demais casos.

 

EMISSÃO DE NOTA FISCAL PARA MEI

O QUE É? Qual a finalidade desse serviço?

• Orientações, cadastro e emissão de nota fiscal de serviço, comércio ou indústria.

 

REQUISITOS E/OU DOCUMENTAÇÃO EXIGIDOS

Exigências:

• Para emissão de nota fiscal de serviço é necessário ter inscrição junto a prefeitura de Cianorte;

• Nota fiscal de comércio ou indústria é necessário ter o acesso ao portal da Receita PR.

Documentos Necessários:

• Senha gov.br, nível prata ou ouro, para notas de serviço;

• Dados de acesso a Receita PR, para notas de comércio ou indústria;

• Dados relacionados a emissão da nota (produto ou serviço, valores, dados da empresa ou cliente final, etc).

 

O cadastro junto a Receita PR pode ser solicitado via formúlario, onde será gerado o termo de adesão que deverá ser assinado.

 

DECLARAÇÃO ANUAL E RELATÓRIO DE RECEITAS BRUTAS

O QUE É? Qual a finalidade desse serviço?

• Disponibilização e impressão do relatório de receitas brutas mensais do MEI, este relatório, além de te ajudar a controlar a média de faturamento mensal, também facilitará o envio da sua Declaração Anual de Faturamento (DASN), pois ela é o somatório de todos os relatórios preenchidos durante o ano;

• Orientação e transmissão da declaração anual de Faturamento – DASN, em situação normal e em situação especial, que é quando é realizada a baixa do CNPJ.

 

REQUISITOS E/OU DOCUMENTAÇÃO EXIGIDOS? Precisa de alguma documentação?

Exigências:

• A transmissão da declaração anual de faturamento é uma obrigação e uma responsabilidade do MEI e em regra deve ser transmitida até o dia 31 de maio de cada ano, em 2022 o prazo de entrega foi prorrogado para 30/06/2022.

• Para declaração em situação especial, quando o CNPJ é baixado, o prazo para transmissão são os seguintes: até o último dia do mês de junho, quando a baixa ocorrer no primeiro quadrimestre do ano ou até o último dia do mês subsequente a baixa, nos demais casos.

Documentos Necessários:

• Número de inscrição do CNPJ;

• valores a declarar ou relatório de receitas devidamente preenchido.

 

EMISSÃO DE CERTIDÕES NEGATIVAS

O QUE É? Qual a finalidade desse serviço?

• Emissão de certidões negativas nos âmbitos municipal, estadual e federal.

• Certidão municipal, estadual, federal, FGTS, certidão trabalhista.

 

REQUISITOS E/OU DOCUMENTAÇÃO EXIGIDOS

Documentos Necessários:

• Número de inscrição do CNPJ;

• Número de inscrição do CPF em casos onde se é necessário certidão para pessoa física.

 

Podem ser solicitados documentos adicionais, dependendo da situação da empresa e/ou CPF.

 

PARCELAMENTO

O QUE É? Qual a finalidade desse serviço?

Parcelamento de dívidas junto ao Simples Nacional.

Parcelamento de dívida ativa, por meio do regularize.

 

REQUISITOS E/OU DOCUMENTAÇÃO EXIGIDOS

Documentos necessários:

CPF, RG e título de eleitor.

 

MICROCRÉDITO FOMENTO PR

O QUE É? Qual a finalidade desse serviço?

• Linhas de crédito disponibilizadas a empreendedores informais, MEI e ME, para investimentos como obras, reformas, aquisição de maquinários, equipamentos, mobiliário, layout e capital de giro.

• Os valores disponibilizados variam entre R$ 1 mil até R$ 20 mil para empresas formalizadas, e de até R$ 10 mil para empreendedores informais.

• Taxas de juros a partir de 1,10% ao mês, para empresas ou empreendimentos de mulheres as taxas são a partir de 0,95% ao mês, pelo banco da mulher paranaense.

• É possível incluir carência de até 3 meses, prazo máximo de pagamento é de 36 meses, já incluso o período de carência.

 

REQUISITOS E/OU DOCUMENTAÇÃO EXIGIDOS? Precisa de alguma documentação?

Exigências:

• Não ter restrições no CPF e CNPJ;

• Não possuir pendências junto ao governo do PR.

• Necessário avalista ou opção de Garantia pelo FAMPE – Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas.

 

Documentos Necessários Pessoa Física:

• RG e CPF ou CNH e do cônjuge (esposa / esposo);

• Certidão de Casamento ou Averbação de Divórcio ou Óbito;

• Comprovante de endereço do empreendedor (água, luz, telefone fixo)

• Comprovante de conta-corrente;

• Comprovante de endereço do empreendimento (água, luz, telefone fixo)

• Certificado de conclusão curso de capacitação (mínimo 24 h/aula) maiores informações acesse: https://www.fomento.pr.gov.br/Credito/Incentivo – OPCIONAL

 

Documentos Necessários do avalista:

• RG e CPF ou CNH do avalista e do cônjuge (esposa / esposo);

• Certidão de Casamento ou Averbação de Divórcio ou Óbito;

• Comprovante de endereço do avalista;

• Comprovante de renda do avalista (holerite, IRPF, aposentadoria, pensão).

 

Documentos Necessários Pessoa Jurídica:

• Contrato Social ou Requerimento do Empresário ou Certificado do MEI;

• Extrato do simples nacional;

• Comprovante de conta-corrente PJ, em caso de empresas MEI é aceito conta-corrente PF em nome do titular;

• Comprovante de endereço do empreendimento (água, luz, telefone fixo);

• RG e CPF ou CNH do cliente e do coônjuge (esposa / esposo);

• Certidão de Casamento ou Averbação de Divórcio ou Óbito;

• Comprovante de endereço do empreendedor (água, luz, telefone fixo);

• Certificado de conclusão curso de capacitação (mínimo 24 h/aula) maiores informações acesse: https://www.fomento.pr.gov.br/Credito/Incentivo – OPCIONAL

 

Documentos Necessários do avalista:

• RG e CPF ou CNH do avalista e do cônjuge (esposa / esposo);

• Certidão de Casamento ou Averbação de Divórcio ou Óbito;

• Comprovante de endereço do avalista;

• Comprovante de renda do avalista (holerite, IRPF, aposentadoria, pensão).

 

– Os prazos, taxas de juros e valores podem variar de acordo com a análise de crédito e do risco da operação.

– A principal opção de garantia é o Aval de Terceiros, que pode ser qualquer pessoa com uma renda mensal comprovada, não proveniente do empreendimento financiado.

– Para empresas formalizadas a pelo menos 36 meses é disponibilizada opção de garantia por meio do FAMPE – Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas, do Sebrae, mediante análise da Fomento Paraná.

 

CAPACITAÇÕES E CONSULTORIAS

O QUE É? Qual a finalidade desse serviço?

• Oferta de capacitações, consultorias, cursos, palestras e oficinas, promovidas pela casa do empreendedor em parceria com o Sebrae;

• Disponibilização de cursos EAD totalmente gratuitos.

Exigências:

• Para cursos, palestras e oficinas as inscrições são feitas através de formulários online, disponibilizados mediante disponibilização das mesmas.

• Para consultorias é necessário que o empreendedor cadastre suas informações juntamente a casa do empreendedor, as consultorias são oferecidas conforme disponibilidade dos consultores credenciados.

• O Sebrae conta com uma plataforma EAD, com diversas opções de cursos totalmente online e gratuitos, que podem ser realizados através do site https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

 

REQUISITOS E/OU DOCUMENTAÇÃO EXIGIDOS

Documentos Necessários:

• RG e CPF;

• Número de inscrição no CNPJ (caso seja empresa formalizada);

• Dados de contato (telefone, e-mail).

 

SERVIÇOS PONTO DE ATENDIMENTO RECEITA FEDERAL

O QUE É? Qual a finalidade desse serviço?

Por meio de protocolo virtual é possível solicitar inscrição, alteração ou regularização cadastral de CPF, correção de dados, alteração de nome, pesquisa de pendências fiscais e cadastrais, consulta de pendências de malha, emissão de documentos de arrecadação.

 

REQUISITOS E/OU DOCUMENTAÇÃO EXIGIDOS? Precisa de alguma documentação?

Documentos necessários:

Documento com foto, título de eleitor e, a depender do serviço, certidões de nascimento, casamento ou óbito.

 

COMO SOLICITAR? Presencial ou online?

Presencial e online (WhatsApp)

 

Atendimento:

• Paço Municipal – Divisão da Casa do Empreendedor

• Centro Cívico, 100 – Fone: (44) 3619-6370 – (44) 3619-6389 – (44) 99133-1789 (somente whatsapp)

• E-mail: casadoempreendedor@cianorte.pr.gov.br

• Segunda a sexta-feira – 8 h às 12 h e 13h30m às 17h30m

 

PRAZO DE EXECUÇÃO:

Imediato

 

VALOR DO SERVIÇO:

Sem custo