Portal e Prefeitura de Cianorte Portal da Prefeitura de Cianorte Prefeitura Foto aerea
Brasão Cianorte

Escola Castro Alves é a primeira a receber o Expresso da Leitura


23/03/2011

Nesta quarta-feira (23), o Expresso da Leitura iniciou sua viagem pelo mundo encantado da literatura infantil. A primeira parada foi na Escola Municipal Castro Alves, onde as crianças puderam conhecer o rico acervo disponibilizado pela biblioteca itinerante.

Ao adentrar no ônibus articulado, personalizado e repleto de livros, a expressão dos alunos da Educação Infantil foi de surpresa e entusiasmo. “As histórias levam as crianças por um mundo de fantasias. Utilizamos as narrações para tratar do conteúdo didático e aproximamos à realidade dos alunos”, comentou a professora Inês Aparecida Macedo.

“O ônibus vem desenvolver o encanto, o gosto pela leitura. Também ensina a cuidar do livro, seja ele de histórias ou didático. Além disso, estabelece o contato do aluno com a literatura, de uma maneira divertida, envolvente, trazendo encanto e despertando a imaginação”, defendeu a diretora Margareth Moreno Romano.

Para envolver as crianças no projeto, a Secretaria de Educação criou, em 2010, um concurso de cartazes nas escolas, em que as crianças deveriam sugerir o nome que batizaria a biblioteca itinerante e também o desenho que seria aplicado no ônibus. O Expresso da Leitura foi sugerido pela turma do 4º ano A, da Escola Municipal Lídia Usuy Ohi, e os desenhos que decoram o ônibus é uma coletânea dos melhores desenhos.

“A turma do 5º ano, que em 2010 participou do concurso, era a mais ansiosa para conhecer o Expresso da Leitura. No início da manhã os alunos já estavam eufóricos para entrar no ônibus e ter acesso aos livros, comentou Margareth.

 A chefe da Divisão de Ensino Fundamental, Zilma de Lima, conta que mais de 2.500 títulos estão à disposição dos alunos. “Escolhemos os clássicos da literatura infantil e livros educativos. Temos variedades para agradar a todos e levá-los a uma viagem mágica pelo mundo da imaginação”, disse.

O Expresso da Leitura percorrerá as escolas municipais e centros municipais de educação infantil de todo o município, inclusive os dos distritos de Vidigal e São Lourenço. Nesta semana, a biblioteca itinerante permanece na Escola Municipal Castro Alves, no período da manhã, e na Escola Municipal Cecília Sato, no período da tarde. Até o final do semestre, o ônibus deve passar duas vezes por cada escola.



Fonte: Assessoria de Comunicação Social





Galeria de fotos

Clique aqui!! Clique aqui!! Clique aqui!!
Clique aqui!! Clique aqui!! Clique aqui!!
Clique aqui!! Clique aqui!! Clique aqui!!
Clique aqui!! Clique aqui!! Clique aqui!!
Clique aqui!!

Cadastre-se


Cadastrando-se em nosso site você irá receber notícias da Prefeitura de Cianorte.



Enquete


Sem enquetes no momento
© Copyright - Prefeitura Municipal de Cianorte 2014 - Todos os direitos reservados
Centro Cívico, 100 - CEP: 87.200-000 - Telefone: (44) 3619-6200
Cianorte - Paraná - Brasil