Festival de Violeiros e Feira Criativa movimentam final de semana em Cianorte

Publicado: 19/10/2021

A iniciativa foi realizada em parceira entre a Prefeitura e o Conselho Municipal de Turismo

Um momento para celebrar a cultura local. Assim foi nesse final de semana, durante a realização do 12º Festival de Violeiros de Cianorte e da 1ª Feira Criativa. Os eventos, que fazem parte da Semana Cultural de 2021, foram realizados pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação e Cultura, e de Indústria, Comércio, Serviços, Vestuário e Turismo, e Divisão de Cultura, e reuniram, mais uma vez, representantes das mais variadas artes, e empreendedores locais, para mostrar seus talentos e divulgar seus trabalhos. Nesse ano, por conta de um novo formato definido pelo edital do Festival, as duplas foram selecionadas por uma comissão julgadora, e receberam subsídio financeiro.

Durante o evento, também aconteceu a 1ª edição da Feira Criativa, uma iniciativa do Conselho Municipal de Turismo de Cianorte (COMTUR), como nova forma de comercializar e gerar renda para as produções locais de maneira colaborativa. O objetivo é que a iniciativa aconteça ao menos uma vez por mês. Os expositores são empreendedores em economia criativa e estão sendo orientados a estarem inseridos em associações.

Além das duplas participantes no Festival, Paulo e Gustavo; Jailson Viola e Felipe Violeiro; Olívio Viola e Zé Damas; Crislaine e Paulla Braz; e Lucas e Ferrari; a noite de sexta-feira (15) também contou com apresentações convidadas, como o professor André Santana e os alunos do Projeto Arte de Ensinar Música; a dupla Galdino e Vinicius e, fechando a noite, a Orquestra de Viola Caipira de Cianorte. “A Feira Criativa tem o objetivo de se tornar um evento turístico em nossa cidade e, assim, proporcionar mais uma oportunidade para que os empreendedores locais comercializem seus produtos. Já o Festival de Violeiros busca privilegiar os artistas locais, já que, com a pandemia, o setor de eventos foi o mais prejudicado”, comentou o vice-prefeito, João Alexandre.

Também estiveram presentes na noite de abertura, a chefe de Gabinete, Mariana Santos; a secretária municipal de Educação e Cultura, Kelly Cristine Werdenberg Rodrigues; a secretária municipal de Indústria, Comércio, Vestuário, Serviços e Turismo em exercício, Marilza Sarti; a vereadora Neuza Casassa, que na ocasião representou o presidente da Câmara, Wilson Peres Pedrão; o chefe da Divisão de Cultura, Rodrigo Severino de Jesus; o presidente do COMTUR, Sidney Aurélio Valeriano Ramos; a coordenadora da Feira Criativa, Érica Romero; a coordenadora de Turismo, Angela Carvalho; e as integrantes da comissão organizadora, Juliana Cecília Ouverney Silva, Valéria de Souza Storto e Maysa Ariane Formigoni Fasolin.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social