Procon de Cianorte alerta sobre novo golpe aos aposentados e pensionistas utilizando a prova de vida do INSS

 

Publicado em: 20/10/2022 16:07 | Fonte/Agência: Procon Municipal

Whatsapp

 

O Fórum dos Procons Paranaenses chama a atenção dos consumidores para o novo golpe que utiliza a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como argumento para conseguir dados pessoais por meio de procedimentos não oficiais. Segundo o chefe do Procon de Cianorte, William Martnez Batista, os bandidos abordam aposentados e pensionistas e, se passando por servidores, solicitam fotos de documentos.

“O contato ocorre por carta, e-mail, telefone ou mensagem de celular, como SMS ou WhatsApp. Os golpistas afirmam às vítimas a necessidade de realização de recadastramento do benefício previdenciário sob pena de bloqueio do pagamento. Nos casos em que enviam links, por exemplo, a dinâmica do golpe é fazer com que o consumidor clique e vá aceitando todos os termos das telas que se abrem, as quais se tratam de uma página de assinatura de um contrato digital de empréstimo consignado”, descreve William.

A orientação é que os aposentados e pensionistas fiquem atentos às regras de segurança e aos canais oficiais de comunicação. “O INSS nunca envia links e nem entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados e fotos de documentos. Para que os consumidores não caiam nesse golpe e nem sejam prejudicados, é importante que não forneçam nenhuma informação por telefone, e-mail, WhatsApp ou outros. O canal digital oficial é o Meu INSS, pelo site [gov.br/meuinss] ou aplicativo para celular”, destaca o chefe.

Tentativas de golpe devem ser denunciadas na Ouvidoria da Controladoria-Geral da União (https://falabr.cgu.gov.br/) ou pelo telefone oficial 135. Já os segurados que caíram no golpe são orientados a também registrar um Boletim de Ocorrência e comunicar os órgãos envolvidos, como o INSS e o banco em que recebe o benefício.