Capacitações preparam profissionais da Educação para o início do ano letivo

Publicado em: 01/02/2023 17:09 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

O ano letivo de 2023 da Rede Municipal de Ensino de Cianorte, para os alunos, tem início na próxima segunda-feira (06), tanto nas escolas, quanto nos centros municipais de educação infantil (CMEIS). Porém, a equipe da Secretaria Municipal de Educação vem se preparando para o retorno às aulas há algum tempo e, nos dias 1º, 02 e 03 de fevereiro acontecem encontros de estudo e planejamento.

Durante a tradicional “Semana Pedagógica”, os professores, educadores, coordenadores pedagógicos e diretores terão cursos e palestras, bem como momentos de organização de conteúdos e atividades. Já os demais profissionais que atuam junto às instituições de ensino, como merendeiras, auxiliares de serviços gerais, motoristas e atendentes, participarão de formações específicas.

Assim, nesta quarta-feira (1º), nas instituições de ensino que atuam, os professores e educadores tiveram reunião administrativa e pedagógica, bem como planejamento. E, no Cine Teatro Cianorte, participaram da formação “Legislação Educacional” e “Alimentação Escolar”.

Na quinta-feira (02), a palestra para os professores será sobre a “Inclusão de alunos com o espectro autista - aspectos teóricos e práticos”. Para os educadores, o assunto será “Marcos do desenvolvimento da linguagem” e “Psicomotricidade”. As merendeiras receberão informações sobre “Boas práticas de manipulação dos alimentos” e os motoristas e atendentes das escolas sobre “O trabalho voluntário como ferramenta de transformação”.

Na sexta-feira (03), os temas abordados entre os professores serão “Linguagem escrita - da consciência do som a produção de frases”; “Uso do material didático do Componente Curricular de Ensino Religioso”; “Corpo, gestos e movimentos”; e “Uso do material didático do Componente Curricular Língua Inglesa”. Educadores e atendentes dos CMEIs, motoristas, monitores e serviços gerais participam da formação “A inclusão de alunos com o espectro autista - aspectos teóricos e práticos”.

“Elaboramos uma programação com temas relevantes e atuais, envolvendo toda a equipe, para que estejam inteirados sobre os assuntos que permeiam o dia a dia escolar. Agradeço o empenho de todos os envolvidos na Semana Pedagógica, inclusive os parceiros que cederam seus espaços, como o Cine Teatro Cianorte, Unipar, UEM e CEEP”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon.