Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

Telefone: (44) 3631-7273 / 3631-7075
E-mail: esporte@cianorte.pr.gov.br
Endereço: Praça Olímpica Marcos Danilo Padilha, S/N
Atendimento: de segunda a sexta-feira
Horário: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) apoia, incentiva e promove o esporte educacional, participativo e de rendimento, por meio de diversas atividades nos cuidados da saúde física, mental e social para toda a vida, desenvolvendo ações para a importância da prática constante e seus benefícios para o bem-estar.

É direito de todo cidadão o acesso às práticas desportivas formais ou informais através do fomento de programas que possam beneficiar a população do Município de Cianorte. Por isso, cabe a SMEL a função de programar, organizar, coordenar e executar as atividades de promoção e desenvolvimento do esporte e do lazer.

Setor Administrativo
Responsável: Wanderley Augusto Domingos

Fiscalização de Serviços
Responsável: Edovaldo Preira Pardinho

Têm por objetivo ofertar atividades sistemáticas para crianças e jovens na faixa etária de 05 a 17 anos no contra turno escolar, fortalecendo valores que venham a contribuir para o desenvolvimento socioeducacional dos participantes por meio do esporte, nas modalidades de Voleibol de quadra, Vôlei de Praia, Basquetebol, Handebol, Futsal, Futebol, Xadrez, Karatê, Taekwondo, Tênis, Beach Tennis, Dança, Ginástica Rítmica, Cross Training e Skate.

Inscrições de acordo com a disponibilidade de vagas, realizadas na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Com quase 10 anos de existência, o Projeto Geração Atletismo já transformou a vida de centenas de crianças e adolescentes, contribuindo significativamente na formação do cidadão, principalmente por meio da inclusão social.

O projeto possibilita a oportunidade de vivenciar uma modalidade esportiva ampla, que trabalha com os movimentos básicos e naturais do homem, sendo essa uma premissa fundamental para o desenvolvimento motor e físico.

Além da iniciação esportiva, o Projeto Geração Atletismo conta com uma equipe de alto rendimento, que já conquistou títulos em disputas regionais, estaduais e nacionais, além de colocações em rankings internacionais. Não raramente, os atletas, assim como a técnica, são convocados a integrar seleções oficias.

Responsável: professora Tamires Aparecida dos Santos

O Programa de Incentivo ao Esporte Amador concede auxílio financeiro a atletas, paratletas e técnicos, preferencialmente, das modalidades que fazem parte do programa olímpico e paraolímpico ou as executadas com parceria e/ou ofertadas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL). Os valores mensais variam de acordo com a categoria e subcategoria de atuação.
Responsável: professor Vitor Hugo Ramos Machado

Oferece informações de aptidão física para os praticantes de caminhada, corrida e ciclismo, por meio de avaliações físicas em pontos específicos da cidade, como as pistas de caminhada no entorno do Parque Cinturão Verde. Ao ano, são realizadas cerca de 1.000 avaliações para diferentes públicos, com destaque para a terceira idade, policiais militares, atiradores, atletas e praticantes de exercícios.
Responsável: professor Vitor Hugo Ramos Machado

Atividades esportivas, recreativas, sociais e de integração para o público acima dos 60 anos, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida do idoso.
O projeto desenvolve jogos de salão, práticas esportivas, funcional, ginástica e hidroginástica, além de eventos como a tradicional Festa Caipira, Concurso de Miss e Mister, cinema, bingo¸ JOJUAC´S, confraternização de final de ano, entre outros.
Atualmente, conta com 520 pessoas matriculadas, com atendimento nos núcleos do Tancredo Neves, João Bola, Vidigal e São Lourenço.
Responsável: professora Cleide Dala Pedra Cadan