Dia D de vacinação aplica 1.858 doses em Cianorte

Publicado em: 15/04/2024 14:00 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, no último sábado (13), o Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cianorte e dos distritos. Na ocasião, foram administradas 1.858 doses, sendo 1.431 contra a Influenza (gripe); 143 contra a Covid-19; e 284 das vacinas de rotina. Iniciada em 25 de março, a tradicional campanha segue até 31 de maio.

A mobilização tem como público-alvo 30.268 pessoas, formado por crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); idosos (60 anos acima); gestantes e puérperas; pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente; professores; trabalhadores da saúde, do transporte coletivo, portuários e das forças armadas, de segurança e salvamento; caminhoneiros; pessoas em situação de rua; população privada de liberdade e funcionários do sistema; jovens em medidas socioeducativas; povos indígenas e quilombolas. Até o momento, 5.070 doses foram aplicadas, o que representa uma cobertura vacinal de pouco mais de 18%.

A campanha continua, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h30. Para receber a vacina, basta comparecer à UBS mais próxima da residência e apresentar: um documento pessoal com foto, o CPF, um comprovante do grupo a que pertence, a carteirinha do SUS e a caderneta de vacinação.

“Vivemos, recentemente, um aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país, o que levou o Ministério da Saúde a antecipar a vacinação contra a gripe. Por isso, orientamos aqueles que ainda não foram imunizados para que não percam tempo, já que a vacina minimiza a carga viral e previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários”, destacou a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Tania Mara de Almeida.