SESP avalia terrenos para implantação do Batalhão da PM

Publicado em: 15/08/2012 00:00

noticia_147215/08/2012
Após visita técnica, parecer deve ser apresentado em breve.

O prefeito Edno Guimarães recebeu, na manhã desta quarta-feira (15), o engenheiro Octavio Dias Júnior, do setor de Arquitetura e Engenharia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP). Em reunião com os membros do Conselho Municipal de Segurança Pública, foi debatido qual é o melhor terreno para a instalação do Batalhão da Polícia Militar (PM) de Cianorte.

A visita técnica acontece um mês após a Audiência Pública que contou com a presença do secretário de estado de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, quando anunciou a instalação do órgão.

“A doação de um terreno por parte da Prefeitura Municipal de Cianorte seria uma condição determinante para a instalação do Batalhão, por isso, já colocamos à disposição duas áreas. A primeira delas na Avenida Ceará, nas proximidades da Praça Olímpica, e a segunda nos fundos da atual 3ª Companhia da PM, entre a Avenida América e o prolongamento da Avenida Leopoldina”, explicou Guimarães.

Segundo o engenheiro, “as condições determinantes na escolha do terreno são a localização geográfica, facilitando a logística para o atendimento das ocorrências, e também sua área, que não deve ser menor de 10 mil metros quadrados. Os dois terrenos sugeridos pelo Governo Municipal atendem aos dois quesitos”.

As duas opções serão apresentadas a uma comissão da SESP, que emitirá o parecer. Porém, o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Wanderley Barbosa, ressaltou que “como já temos uma estrutura disponível na área da 3ª Cia, o ideal é construir novos prédios ali. Assim, a instalação do Batalhão seria abreviada”.

POLÍCIA CIVIL

Octavio Dias Júnior apresentou o projeto da Delegacia Cidadã, que deverá ser construída em Cianorte no próximo ano, com a criação da Subdivisão de Polícia Civil. Conforme o engenheiro, esta estrutura possui um novo conceito. “O prédio arrojado, moderno, bem iluminado, é bem mais aconchegante do que as delegacias convencionais. O projeto prevê um espaço dedicado ao Instituto de Identificação e duas celas, para manter presos temporários”.

A localização da Delegacia Cidadã ainda será decidida, porém estuda-se a possibilidade de construí-la na Avenida Rio Branco, onde hoje se encontra o Pátio de Máquinas da Prefeitura, ou no Módulo Mandhui, próximo ao Posto da Polícia Militar Ambiental.

POLÍCIA RODOVIÁRIA

Também tramita na Secretaria de Estado de Segurança Pública um projeto para a construção