II Concurso Cultural "Maria Peinha" premia estudantes de Cianorte

 

Publicado em: 01/12/2025 10:01 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Whatsapp

 

A prevenção contra a violência doméstica ganhou destaque em Cianorte, na última sexta-feira (28), com a realização da solenidade de premiação do II Concurso Cultural "Maria Peinha". A iniciativa, coordenada pela 2ª Promotoria de Justiça de Cianorte, teve como palco o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e celebrou o engajamento de estudantes da rede pública municipal e estadual.

O concurso é parte integrante do projeto “Maria da Penha nas Escolas” – carinhosamente apelidado de “Maria Peinha” – e busca amplificar as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher. Participaram do certame alunos das turmas de 4º ano vespertinas de todas as escolas municipais, além de estudantes do 7º e 8º anos do Colégio Estadual Igléa Grollmann e do Colégio Estadual Cívico-Militar Dom Bosco. O tema central das produções textuais foi “O que aprendi sobre a Lei Maria da Penha”, permitindo aos jovens refletir sobre os conteúdos apresentados em palestras preventivas promovidas pela Promotoria.

“Ver o resultado deste concurso enche nosso coração de esperança. O projeto 'Maria Peinha' é a concretização da nossa crença de que a prevenção é a ferramenta mais poderosa contra a violência. Ao levarmos a Lei Maria da Penha para dentro das salas de aula, estamos formando uma nova geração de cidadãos conscientes, capazes de identificar e combater o ciclo da violência. Os textos que lemos demonstram que os estudantes não apenas apreenderam o conteúdo, mas o internalizaram, tornando-se multiplicadores dessa mensagem vital de respeito e proteção. Parabéns a cada aluno, professor e escola que abraçou esta causa!”, disse dra. Elaine Lopo Rodrigues, Promotora de Justiça e coordenadora do projeto.

“A escola é o primeiro espaço de socialização e aprendizado, e inserir o debate sobre o respeito e a Lei Maria da Penha é construir uma cultura de paz desde cedo. O sucesso do II Concurso Cultural reflete a dedicação de nossos professores e a excelência com que o tema foi abordado em nossas 15 escolas municipais. Queremos que nossos alunos sejam a voz ativa na defesa dos direitos das mulheres. Continuaremos apoiando iniciativas que transformam o conhecimento em atitude”, destacou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon.

As instituições de ensino participantes avaliaram os textos dos alunos com base em critérios como criatividade, adequação ao tema, coerência e adequação ética, e encaminharam oito deles para a seleção da Promotoria, que premiou o 1º e 2º colocados de cada escola participante. Os autores receberam certificados e um prêmio simbólico, enquanto as(os) professoras(es) e escolas receberam certificados pela participação no projeto. Os destaques na Classificação Geral também ganharam um troféu.

PRESENÇAS: Participaram da solenidade os promotores de Justiça, dra. Hellen Cristina Pereira Painelli e dr. Filipe Assis Coelho; as juízas Dra. Marília Mitie Yoshida (Vara da Infância e Juventude) e Flávia Braga de Castro Alves (Vara Criminal); o presidente da OAB Subseção de Cianorte, Dr. Cleo Rodrigues Fontes, e o vice-presidente, Dr. Jean Nunes; o presidente da Câmara de Vereadores, Victor Hugo Davanço; o professor e coordenador do curso de Direito da Unipar, dr. Geraldo Scramin Neto; a chefe do Núcleo Regional de Educação, Silmara Tolardo Bonfante Affonço; e os secretários municipais Evandro de Castro (Cultura) e Andressa Belo Safira (Assistência Social).

Confira quem se destacou na Classificação Geral:

Categoria: Escolas Municipais

Colocação

Aluno(a)

Escola

1º LUGAR

MARIA CLARA P. SANTOS

VICENTE MACHADO

2º LUGAR

MARIA EDUARDA LOPES JUNQUEIRA

LÚCIA MORO

3º LUGAR (Empate)

MELISSA E. LOPES

JORGE MOREIRA DA SILVA

3º LUGAR (Empate)

CÁSSIO LORENZO MARQUES

GONÇALO MORENO GUTIERRES

Categoria: Colégios Estaduais

Colocação

Aluno(a)

Colégio

1º LUGAR

ANA LAURA DA SILVA TOLEDO

COLÉGIO IGLÉA

2º LUGAR

EDUARDA BEATRICE DA SILVA

COLÉGIO DOM BOSCO