Comarca de Cianorte passa à Entrância Final

Publicado em: 05/11/2012 00:00

noticia_156905/11/2012

O governador em exercício, desembargador Miguel Kfouri Neto, esteve na Capital do Vestuário na última quinta-feira (01) para participar da cerimônia que eleva a Comarca de Cianorte de entrância intermediária à entrância final. Autoridades locais, como o prefeito Edno Guimarães; o deputado estadual Jonas Guimarães e o prefeito eleito Claudemir Bongiorno também prestigiaram a solenidade.

Com a modificação, o atendimento à população será aprimorado, com aumento no número de serviços e profissionais. A comarca receberá do Tribunal de Justiça (TJ) mais dois juízes de direito substituto, dois assessores bacharéis em direto para cada juiz e novas Varas estaduais. “Com a elevação, o serviço do Judiciário vai fluir com muita rapidez e o resultado é sempre benéfico para a população, além de colaborar para estabilizar a magistratura e os serviços judiciários”, disse Kfouri, que também é presidente do Tribunal de Justiça.
Segundo a juíza Marília Mitie Yoshida, diretora do Fórum, “o desembargador Kfouri empreendeu uma série de mudanças no TJ, quebrando paradigmas e fortalecendo a magistratura no estado. Somos gratos por elevar nossa comarca à entrância final”.

O presidente da OAB Cianorte, Dr. Valmir Dantas, também elogiou o trabalho do presidente do TJ. “O desembargador Kfouri olhou para o interior do estado e atendeu antigas reivindicações, como a instalação da segunda vara cível em Cianorte, e a informatização dos processos. Agora, como entrância final, nossa comarca contará com a permanência dos juízes que antes procuravam por outras comarcas para crescer na carreira. O que nos falta é a criação da segunda Vara Criminal”, defendeu.

“Fico muito satisfeito em ter em nosso município uma comarca com o mesmo grau de importância de comarcas como as de Curitiba, Londrina e Maringá. Isto mostra que Cianorte é uma cidade pujante e progressista”, revelou o prefeito Edno Guimarães.

Para o deputado estadual Jonas Guimarães, “quem ganha com estas mudanças são os moradores de Cianorte, Indianápolis, Japurá, Jussara, São Manoel do Paraná e São Tomé, que terão seus processos agilizados, já que aumentará os recursos humanos do Fórum”.

Atualmente a comarca de Cianorte, que integra a 25.ª Seção Judiciária e conta com um juizado especial cível e criminal; duas varas cíveis; uma vara criminal; uma vara da infância e da juventude família, registros públicos, acidentes do trabalho e corregedoria; um ofício distribuidor, contador, partidor, avaliador e depositário público.

O primeiro-vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Onésimo Mendonça de Anunciação, conduziu a solenidade, que teve a participação ainda do gestor do processo de instalação e estatização, desembargador Guilherme Luiz Gomes; do corregedor-geral, desembargador Noeval de Quadros e os desembargadores Espedito Reis do Amaral e Jair Ramos Braga.

Também participaram da solenidade o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Fernando Ganem; o Promotor da 4ª Promotoria, Dr. Sérgio Roberto Martins; o vice-presidente da Câmara Municipal, Valdomiro Gonçalves Pereira; o prefeito de Japurá, Clovis Peres; magistrados, promotores, advogados, militares, secretários municipais e funcionários do Fórum.