CRAS I promove capacitação e geração de renda

 

Publicado em: 14/10/2013 00:00

Whatsapp

 

O Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvido em Cianorte e no distrito de Vidigal pelo Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS I, tem como principal foco de ação o trabalho com famílias, socializando pessoas na troca de experiências, funcionando como terapia ocupacional, bem como apresentando novas possibilidades de geração de renda.
A iniciativa oferece aulas gratuitas de artesanato, nas quais as famílias aprendem, em conjunto, técnicas de transformação dos mais diversos materiais. “Este projeto visa estimular a convivência em comunidade por meio do desenvolvimento de trabalhos artesanais. Nossos objetivos são promover a preservação ambiental, reutilizando materiais que seriam descartados no lixo, e a geração de renda com inclusão social”, explicou a psicóloga, Lígia da Silva Ribeiro.
Para incentivar os novos artesãos, demonstrando a possibilidade de geração de renda, o CRAS I promoveu, nesta última sexta-feira (11), a exposição e comercialização dos produtos na Praça Moraes de Barros.
“Nós transformamos os materiais recicláveis em objetos belos, e o baixo custo da matéria-prima possibilita ao grupo adentrar ao mercado de trabalho sem grandes investimentos e obter uma fonte de renda. Hoje, tivemos nossa primeira experiência com a comercialização dos produtos e ficamos muito satisfeitos, pois a população demonstrou encanto com os trabalhos”, afirmou a professora do projeto, Odete Pereira.
Para Leonice do Carmo, participante da iniciativa, o aprendizado das técnicas de artesanato gerou novas expectativas. “É muito gratificante. Além da capacitação, as atividades em grupo combatem o estresse e possibilitam o estabelecimento de amizades. Nosso objetivo é formar um bom grupo de artesãs, fundar uma cooperativa e viver deste trabalho”, contou.
Para a secretária municipal de Bem Estar Social, Claudia Nunes Veloso Marchini, é importante ressaltar que as ações desenvolvidas pelo CRAS “possuem como fundamento a visão integral da família, no conjunto de seus membros, visando a inserção social e produtiva. A entidade, que presta serviços assistenciais com o objetivo evitar a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social, está localizada no Centro Social Urbano e de prontidão para atender as famílias cianortenses”, destacou.

Imagens