Câmara Municipal aprova o Plano de Carreira do Magistério

Publicado em: 16/10/2013 00:00

noticia_2154Legislação que garante melhorias aos professores passa a vigorar a partir de 2014

Em Cianorte, o Dia do Professor (15) recebeu mais um motivo para ser comemorado. Isto porque, na véspera da celebração, nesta segunda-feira (14), o projeto de lei do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal foi aprovado em 2º turno, por unanimidade, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores e passa a vigorar a partir de 2014.

“Este é um dia memorável na história de Cianorte e nos sentimos honrados em fazer parte dele, aprovando este projeto de lei que garante importantes melhorias àqueles que são responsáveis pela educação formal de nossos filhos”, afirmou o presidente do Legislativo, vereador Dadá.

“Fruto de muito estudo e planejamento, este Plano de Cargos, Carreira e Remuneração atende a uma reivindicação antiga da classe e não constitui nenhum favor ou milagre, mas sim o que lhes é digno. É muito satisfatório estar prefeito neste momento e fazer parte desta conquista”, destacou o prefeito Bongiorno.

“É gratificante atestar que o Legislativo uniu-se ao Executivo na busca por sanar a urgente necessidade de valorização de nossos professores. A classe ganha muito com esta aprovação, pois o Plano assegura importantes vantagens aos professores. Agradecemos a todos os envolvidos nesta luta, vencida com louvor”, garantiu a secretária municipal de educação, professora Maria Neuza Casassa.

Entre as principais mudanças previstas pelo plano, destacam-se o pagamento de décimo terceiro salário e de férias aos professores que atuam em jornada suplementar; regularização da hora-atividade; incentivo para a formação em nível de mestrado e/ou doutorado; redução da carga horária semanal de 25 para 20 horas; progressão e avanço remuneratório horizontal e vertical; prêmios de assiduidade, entre outros.

Professores e educadores municipais acompanharam a votação e celebraram o resultado. “O que estamos vivendo hoje, para a nossa classe, é um momento histórico. O Plano é positivo e legaliza diversos benefícios que ainda não tínhamos. Agradecemos as autoridades responsáveis que nos proporcionaram um processo de criação e desenvolvimento democrático e participativo”, salientou Jane Eire Rigoldi dos Santos, professora no distrito de São Lourenço.