Avançam as obras da Escola Técnica Profissionalizante

Publicado em: 06/11/2013 00:00

A construção dos 5.529 metros quadrados do Centro Estadual de Educação Profissional de Cianorte, a Escola Técnica Profissionalizante, entrou na fase final. Segundo a empreiteira, dentro de dois meses as 12 salas de aula, seis laboratórios, cozinha, refeitório, quadra poliesportiva coberta, anfiteatro coberto, anfiteatro de arena e biblioteca, estarão concluídos.
Fruto do Programa Brasil Profissionalizado do Ministério da Educação (MEC), que repassa a verba ao Governo do Estado, responsável pela execução da obra, a escola técnica está localizada ao lado da Escola Municipal Castro Alves e do Campus da Universidade Estadual de Maringá, na Rua Dom Pedro II, 598A. O lote, cedido pelo Governo Municipal, possui 13.600 metros quadrados de área e os investimentos devem superar R$ 7 milhões.
“O volume de chuvas acima da média que atingiu Cianorte nos últimos meses, entre outros fatores, prejudicou o ritmo das obras, que precisam estar concluídas para que se inicie o processo de liberação do funcionamento. Assim, acreditamos que a escola técnica inicie suas atividades no segundo semestre de 2014”, contou a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Yolanda Cristina Rodrigues de Godoy.
“A expectativa para o início do funcionamento da escola técnica é muito grande. Cianorte está entre os doze municípios que mais geram empregos no Paraná e a oferta de educação profissionalizante, de acordo com a realidade do mercado de trabalho, além de suprir a demanda, também oferece aos estudantes uma ferramenta de emancipação social”, destacou o prefeito Bongiorno.
Inicialmente, serão ofertados os cursos técnicos de Química e Vestuário. Os horários das aulas ainda não foram definidos e podem variar de acordo com a formação das turmas. No total, o Centro Estadual de Educação Profissional tem capacidade para atender até 1.200 alunos.