Espetáculo Árvore da Vida encanta alunos da rede municipal

Publicado em: 11/11/2013 00:00

A FMC Agricultural Solutions, agroquímica multinacional, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura (MINC), em parceria com a Companhia de Teatro Sia Santa e com o apoio da Cocamar, promove em Cianorte, nos dias 07 e 08 de novembro, cinco seções do espetáculo Árvore da Vida. Parte de um projeto de responsabilidade ambiental, que utiliza a arte cênica para transmitir conhecimentos sobre as boas práticas agrícolas, a peça teatral é destinada aos alunos da 1ª à 6ª série do ensino fundamental.
“A estrutura foi montada nas dependências da Aserc. Cada apresentação é destinada a 250 crianças e um esquema de transporte foi elaborado para conduzir alunos representantes de todas as escolas da rede municipal”, contou a secretária de Educação e Cultura, professora Maria Neuza Casassa.
“Acreditamos que as crianças, dentro de seus lares, exercem o papel de multiplicadoras de conhecimento e, por isso, utilizamos o espetáculo como um recurso didático, capaz de transmitir informações de forma lúdica sobre como é possível inserir boas práticas agrícolas na rotina diária da comunidade rural”, explicou o representante da FMC, Ricardo Fadoni.
De autoria de Bruno Fantini e produzido pela Companhia de Teatro Sia Santa, o espetáculo narra a jornada de insetos que buscam informações para salvar uma grande árvore e o ecossistema que ela compõe. Por meio de uma linguagem simples, os personagens disseminam a importância da preservação ambiental e transmitem informações e conceitos sobre os profissionais ligados ao setor agrícola, a inserção de boas práticas na rotina da agricultura familiar, o uso responsável de agrotóxicos, entre outros. “Através da ciência, podemos melhorar a saúde das plantas. O engenheiro agrônomo é o médico que cuida delas”, contou a vespa.
“O espetáculo é muito bonito e cativante. Pelas reações e comentários das crianças pudemos notar que os objetivos do projeto foram alcançados, e isto, é muito gratificante”, concluiu o representante da Cocamar, Pedro Augusto Zanetti.