Escola Castro Alves promove mostra literária

Publicado em: 11/11/2013 00:00

Emília, Visconde de Sabugosa, Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau e outros personagens abrilhantaram a 3ª edição da Mostra Literária da Escola Municipal Castro Alves, na manhã desta segunda-feira (11). Autoridades, pais e comunidade escolar prestigiaram os trabalhos desenvolvidos pelos professores e equipe pedagógica, que tiveram como objetivo o despertar da criatividade dos alunos por meio de releituras, produções escritas, biografias de autores, músicas e ilustrações da literatura, promovendo o hábito de ler e a conscientização dos valores humanos.
“A mostra configura-se como uma oportunidade de demonstrarmos um pouquinho do que é feito diariamente na escola. Agradeço aos professores, funcionários e equipe pedagógica que cumprem com louvor o compromisso de transmitir o saber sistematizado, pois lançam todos os dias as sementes do conhecimento para que as crianças tenham condições de realizar seus sonhos”, destacou Margareth V. M. Romano, diretora da instituição de ensino.
“Este é o resultado da parceria entre o poder público, escola e família, uma atuação essencial para que as crianças cresçam com sabedoria e qualidade de vida. Como professora de Língua Portuguesa, não posso deixar de citar a importância do hábito da leitura que, além de auxiliar o aprendizado da escrita, também proporciona o conhecimento de outros mundos. Por isso, peço aos pais que incentivem seus filhos a lerem”, afirmou a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa.
“Acredito que o desenvolvimento de um município só ocorre com educação e saúde. Em Cianorte, temos uma particularidade, que é a qualidade do ensino público. Sabemos que a maioria dos alunos matriculados aqui pertencem a área rural, levantam mais cedo para comparecerem às aulas e contam com o transporte escolar e a alimentação oferecidos pelo Governo Municipal. Por isso, reforço o compromisso desta administração de acompanhar e garantir estas condições”, enfatizou o prefeito Bongiorno.
Para compor a mostra, os alunos foram divididos em grupos, de acordo com as séries, e cada um escolheu um autor e uma obra para produzir os trabalhos. Entre os homenageados, destaca-se Vinícius de Moraes, que completaria seu centenário neste ano.