CMEI São Francisco de Assis promove V Mostra Cultural

Publicado em: 18/11/2013 00:00

Criar o próprio brinquedo e, ao mesmo tempo, ajudar a preservar o meio ambiente foram os norteadores dos trabalhos desenvolvidos pelo Centro Municipal de Educação Infantil São Francisco de Assis, que promoveu, na noite desta quinta-feira (14), a 5ª edição de sua Mostra Cultural. Com o tema “Brinquedos e Brincadeiras”, todos os alunos, de acordo com a faixa etária, participaram da confecção de brinquedos com materiais recicláveis selecionados em suas residências.
“O objetivo desta mostra é expor as atividades desenvolvidas ao longo do ano. Um trabalho multidisciplinar que, por meio da construção de brinquedos a partir do reaproveitamento de materiais, utiliza a brincadeira como recurso pedagógico, pelo qual os alunos aprenderam a importância de não apenas operar o brinquedo, mas participar de sua confecção, interagindo com os colegas e professores”, contou a diretora do centro, Kátia Pertenella Schmidt.
Representando a secretária municipal de educação e cultura, professora Maria Neuza Casassa, a chefe da Divisão de Ensino Fundamental, Zilma Lehmckuhl de Lima, destacou a importância da iniciativa. “Os brinquedos e as brincadeiras são ferramentas motivacionais que deixam o ambiente escolar mais prazeroso para a aprendizagem e, além de estimular a socialização, também contribuem para o processo de alfabetização”, afirmou.
“Propiciar às crianças o acesso aos mais diferentes tipos de brinquedos, as incentivando a pensar maneiras de brincar e as ensinando formas de aproveitar os materiais recicláveis, são meios de lhes proporcionar uma infância sadia. Parabéns aos envolvidos, por promover a cultura e o desenvolvimento de valores, tão importantes para a formação do indivíduo”, salientou o prefeito Bongiorno.
Também prestigiaram o evento: a primeira dama, Fátima Bongiorno; o presidente do Legislativo, Dadá; os vereadores Márcia Pereira e Silvio do Pátio; a secretária municipal de Bem Estar Social, Claudia Nunes Veloso Marchini; a chefe da Divisão de Educação Infantil, Valquíria Charles; entre outros servidores municipais.