Solenidade no Tiro de Guerra celebra o Dia da Bandeira

Publicado em: 20/11/2013 00:00

O dia da Bandeira, celebrado nacionalmente no dia 19 de novembro, teve um significado muito especial em Cianorte. A solenidade de celebração ocorreu nas dependências do Tiro de Guerra e reuniu autoridades locais, monitores, atiradores e comunidade em geral, fazendo menção à importância do símbolo para a nação brasileira.
Agindo em reverência e homenagem ao símbolo, os monitores e atiradores matriculados em 2013 realizaram a entrada frente ao pavilhão e entoaram a “Canção do Exército”. Além disso, como é tradição na data comemorativa, as bandeiras inservíveis foram incineradas. O público presente pôde acompanhar, também, outras manifestações em celebração à data, como a leitura alusiva ao Dia Nacional da Bandeira.
O presidente da Câmara dos Vereadores, Dadá, expressou satisfação por participar da cerimônia. “Esse momento é especial, porque temos a oportunidade de celebrar um símbolo de grande força para todos nós brasileiros. Consiste, também, num momento para refletirmos sobre a nação brasileira. Me sinto muito honrado por poder estar representando, juntamente com os demais vereadores, toda a população cianortense nessa importante realização”, disse.
Além das demonstrações relacionadas à data, a solenidade foi marcada por uma homenagem realizada pelos Poderes Executivo e Legislativo ao cianortense Antonio Langowski, que foi combatente da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial. Acompanhado de seus familiares, o senhor Langowski recebeu o título de Comendador da Ordem Municipal do Brasão de Cianorte.
Para o prefeito Bongiorno, o dia reuniu vários motivos para comemorar. “Além de celebrar essa tão importante data, devemos nos orgulhar por poder homenagear em vida um cianortense que nos representou, defendendo a nossa Pátria. Essa comemoração está linda. Parabenizo a todos os envolvidos e, em especial, à Câmara, pela sensibilidade para prestar a homenagem. É valorizando as pessoas de nossa terra e honrando o que é conquista de nossa gente, que avançaremos mais e mais.”
O vereador Paulo Renato Elache Coutinho foi o autor da Lei 4.146/13, que confere o título ao ex-combatente. Segundo ele, o momento foi de grande emoção. “É motivo de orgulho para todos nós, cianortenses, por poder prestar essa homenagem. Seo Antônio Langowski foi um exemplo de coragem e garra. Derramou sangue em defesa da nossa pátria e, além das homenagens que já recebeu, é totalmente merecedor desse título que estamos entregando a ele hoje”, comentou. Também emocionado, o filho do homenageado, Eleutério Langowski, agradeceu a iniciativa da Prefeitura e da Câmara. “Estou muito feliz por vocês prestarem essa homenagem ao meu pai ainda em vida”.
O primeiro sargento Edson Silva, respondendo pela Chefia de Instrução do Tiro de Guerra, destacou o envolvimento da população com a ação de homenagens. “É muito bom quando há esse sentimento patriota. O Dia da Bandeira representa uma data muito especial a nós brasileiros e, como outras datas, não pode cair no esquecimento”, enfatizou.
Também participaram do evento o vice-prefeito Serginho, os vereadores Valdomiro Gonçalves, Silvio Fernandes e Márcia Pereira e a primeira dama Fátima Bongiorno, além de militares e representantes de organizações educativas e sociais.