SAMU Noroeste começa a funcionar nesta sexta-feira

Publicado em: 20/11/2013 00:00

Com a central de regulação instalada em Umuarama, a maior estrutura de serviço de atendimento móvel de urgência do país, o SAMU, começa a funcionar em 85 municípios da região noroeste nesta sexta-feira (22), a partir das 12 horas. Em Cianorte, a sede está localizada na antiga base do Corpo de Bombeiros, situada na Rua Curitiba, 1.906, e com tudo pronto para o início dos atendimentos.
Além do prédio com estrutura física completa, a Capital do Vestuário conta com duas ambulâncias, sendo uma U.T.I. móvel e outra unidade básica. Os profissionais, contratados por concurso, já passaram por treinamentos específicos e, nesta semana, receberam instruções ministradas pelo coordenador geral, Almir de Almeida, e pelo coordenador de frota e almoxarifado, Paulo Cesar Lemes.
“Na ocasião, os 40 servidores, entre motoristas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, também receberam seus uniformes e houve uma apresentação dos materiais de atendimento pré-hospitalar de emergência, bem como o reconhecimento da ambulância. Além disso, o Cabo Christianini, um experiente socorrista, acompanhará os atendimentos realizados na primeira semana”, contou o secretário municipal de saúde, Rogério Sossai.
“A expectativa para o início do funcionamento do SAMU em nosso município é muito grande. Com o atendimento rápido e especializado prestado por seus profissionais, ocorre a redução do número de sequelas e óbitos, bem como do tempo de internação em hospitais. Precisamos lembrar que sua instalação foi fruto da articulação e empenho de diversos municípios, organizados pelo Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná, e que Cianorte foi contemplado por apresentar as condições exigidas”, destacou o prefeito Bongiorno.
O serviço prestado pelo SAMU é especializado no atendimento de emergências clínicas, traumáticas, obstetrícias, pediátricas e psiquiátricas, funcionando 24 horas por meio do telefone 192.