Festival de Violeiros movimenta o domingo

Publicado em: 25/11/2013 00:00

Quem passou pelo Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori na tarde do último domingo (24), encontrou um clima descontraído e marcado pela emoção. Admiradores da música sertaneja de todas as idades reuniram-se no 4º Festival de Violeiros de Cianorte para mostrar seus talentos, divulgar seus trabalhos e, ainda, concorrer a prêmios.
Promovido pelo Governo Municipal, o evento contou com 35 competidores, entre duplas e cantores solo, que apresentaram desde músicas raízes até o sertanejo universitário. De acordo com os quesitos animação, arranjo, interpretação e música, os participantes foram avaliados por cinco jurados: Aduílio Terra (Clube da Viola), Djalma Martins (músico e proprietário da Escola Talento Musical), Thaís Juliana (cantora e vencedora da 3ª edição do Festival), Júlio Cesar Ribeiro (músico e proprietário da Escola Zequinha de Abreu) e Nelson Magron (Clube da Viola). Aproximadamente mil pessoas prestigiaram o evento.
“É uma honra contar com a casa cheia. Agradecemos a cada um por comparecer e fazer desta tarde um momento único, de alegria e confraternização”, afirmou a secretária municipal de Educação e Cultura, professora Maria Neuza Casassa.
“É um prazer redobrado estar aqui, pois sou um fã incondicional da música sertaneja. Parabenizo o prefeito Bongiorno e a equipe organizadora por darem continuidade a este evento, tão importante para a preservação de nossas raízes”, destacou o deputado estadual, Jonas Guimarães.
“O Festival foi maravilhoso. Uma verdadeira celebração da moda de viola, com apresentações que nos emocionaram e nos fizeram voltar no tempo. Todos os participantes estão de parabéns”, contou o representante do Poder Legislativo, vereador Valdomiro Gonçalves Pereira.
“Além de oportunizar espaço aos novos talentos e incentivar a manutenção das tradições do campo, o Festival também nos possibilita expressar nossos sentimentos por meio da música sertaneja. Esta foi uma tarde de entretenimento muito agradável e emocionante”, ressaltou o prefeito Bongiorno.
“Superamos as expectativas e estamos muito satisfeitos com o resultado, o que faz com que o Festival de Violeiros se consolide a cada ano como um espaço democrático de divulgação e valorização dos nossos artistas”, concluiu a chefe da Divisão de Cultura, Michelle Bárbara Ferrari.
Também prestigiaram o evento: a chefe do escritório regional da Secretaria da Família, Lucélia Guimarães Guelfei; a assessora do deputado federal Zeca Dirceu, Suzy Cardoso; o secretário municipal de Administração, Eliab Vieira Moreno; o vereador Natal Reis; e o renomado apresentador de TV e locutor de rodeios, Marco Brasil.

Premiação
Quanto as duplas, com 193 pontos, de um limite de 200, Wilian e Gustavo, de Campo Mourão, conquistaram o 1ª lugar e levaram para casa o prêmio de R$ 1 mil e troféu. Com um grande entrosamento, a dupla Kátia e Oslaine, de São Jorge do Patrocínio, além de garantir o 2ª lugar, com 192 pontos, R$ 600 e troféu, também levou a premiação pela escolha popular, R$ 400 e troféu, com 54 votos. Na 3ª posição ficou a dupla Sivaldo Campos e Toni Rocha, com 183 pontos, e prêmio de R$ 400 e troféu. Já na categoria solo, o vencedor foi o terraboense Ricardo Checoni, com 186 pontos, que levou o prêmio de R$ 500 e troféu. Ainda nesta categoria, foram presenteados com brindes o 2º e 3º colocados, sendo o cantor cianortense Gil Alves e a cantora mirim, Malu Cavalcanti.