Alunos da rede municipal de Cianorte participarão do Proerd em 2014

Publicado em: 26/11/2013 00:00

O ano de 2013 está chegando ao fim, mas já estão a todo o vapor os preparativos e projetos que irão compor o próximo ano letivo na rede municipal. Nesta semana, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, uma reunião entre representantes do Governo Municipal e da Polícia Militar firmou parcerias para o desenvolvimento do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).
O programa será desenvolvido com alunos de 5º ano de todas as escolas municipais e consistem em aulas, teóricas e práticas, envolvendo a temática, como forma de conscientização e prevenção, como explica o coordenador Cabo Hélio. “Firmar essa aliança para desenvolver o programa é muito importante, porque contribui para manter as crianças longe das drogas e da violência. É uma forma eficaz de promover a conscientização”, enfatizou.
A secretária municipal de Educação e Cultura, professora Maria Neuza Casassa, comemorou mais essa parceria. “Uma educação de qualidade se faz com a preocupação com a formação das crianças. O Proerd é um programa que favorece o preparo para a vida, indo além da mera transmissão de conteúdos curriculares. Por isso, acredito que trará resultados positivos aos nossos alunos.”
O sargento Mazetti, coordenador da Patrulha Escolar, parceira na iniciativa, destacou a importância do contato de crianças com policiais. “O aluno precisa ter esse contato direto com a Polícia. Isso faz com que haja um tratamento diferente, a criança compreenda que o policial é amigo e está ali para ajudar. Esse projeto favorece, assim, o combate às drogas e à violência, ressaltando valores como respeito, ajuda e aproximação”, explicou.
A soldada Ana Paula será a instrutora do Programa no município e diz ser valiosa a ação. “É um desafio atuar também em sala de aula, mas é uma ação de grande valia. Nós queremos promover, por meio da informação, a conscientização das crianças, desejando que elas compartilhem esses conteúdos em casa e ajudem a construir uma sociedade melhor, livre das drogas e da violência”.
O Proerd procura unir ações da Polícia, das escolas e das famílias. Será desenvolvido em todas as escolas da rede municipal de ensino. É direcionado a alunos de 5º ano, pois a idade desse grupo é de pré-adolescência, o que torna a temática ainda mais importante para a prevenção.