Estação do Ofício capacita 420 profissionais

Publicado em: 29/11/2013 00:00

Qualificar jovens e adultos para o mercado de trabalho é o principal objetivo da Escola de Qualificação Profissional Básica da Prefeitura Municipal de Cianorte, a Estação do Ofício. Por meio de parcerias com instituições como o Senai, Senac, Pronatec e Secretaria de Trabalho, a escola oferece cursos gratuitos em diversos segmentos. Na noite desta quinta-feira (29), nas dependências da Aserc, uma solenidade, seguida por um jantar, celebrou a formatura das turmas qualificadas durante o segundo semestre de 2013.
Na ocasião, autoridades, professores e familiares reuniram-se com os alunos para comemorarem a conclusão dos cursos de manicure e pedicure, design de sobrancelhas, maquiagem, auxiliar de cabeleireiro, depilação, costura industrial, modelagem industrial, auxiliar administrativo, auxiliar de supermercado e confeiteiro, que juntos, somam 420 formandos.
“É gratificante colaborar para a transformação da vida de jovens e adultos. No decorrer dos cursos, nos emocionamos com muitas histórias, vimos diversas pessoas vencendo suas dificuldades e elevando suas autoestimas. Agradeço a todos que, a cada nova turma, contribuem para que nossos alunos realizem o sonho de construir uma carreira profissional digna e próspera”, destacou a diretora da escola, Juliana de Fátima Carandina.
“Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos alunos e parabenizamos a todos por esta etapa vencida. Muitos tiveram que conciliar os estudos com outras grandes responsabilidades, como cuidar da família, e não desistiram da busca de um futuro melhor” contou a secretária municipal de Bem Estar Social, Claudia Nunes Veloso Marchini.
Representando o prefeito Bongiorno, que estava em Brasília, o vice-prefeito Serginho, destacou que “os cursos ofertados correspondem à realidade de nosso município, o que garante resultados positivos quanto ao acesso ao mercado de trabalho e a geração de renda”. Já o deputado estadual, Jonas Guimarães, ressaltou que “os profissionais qualificados têm preferência no mercado de trabalho, e por isso os formandos estão de parabéns pelo interesse em se aperfeiçoar”.
Além de promover a capacitação de jovens e adultos, a Estação do Ofício também desempenha um papel social, atendendo a comunidade e prestando serviços a outras entidades. “Os alunos dos cursos de costura, por exemplo, confeccionaram lençóis para o Provopar, cortinas para escolas e uniformes para o Cemic. Além disso, pessoas que nunca entraram em um salão de beleza, encontraram aqui a possibilidade de arrumar os cabelos, fazer as unhas, modelar as sobrancelhas, entre outros”, contou Juliana, destacando que este ano a Estação do Ofício atendeu a aproximadamente três mil pessoas.
Também participaram da solenidade: a primeira dama, Fátima Bongiorno; a vereadora Márcia Pereira; a gerente do Sesi/Senai, Sueli Aparecida Coelho; a gerente do Senac de Campo Mourão, Valéria Letícia Alves; o presidente do Conselho Tutelar, Ocimar Flores; o gerente da Agência do Trabalhador, Roberson Morales; e a coordenadora do Provopar, Neide Ferreira.