Audiência pública discutirá a duplicação da PR-323

Publicado em: 05/12/2013 00:00

Anunciada recentemente, a aprovação do projeto para duplicação da PR-323 será tratada em audiência pública nesta quinta-feira (05), a partir das 16 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Cianorte (ACIC). Toda comunidade da Capital do Vestuário e região está convidada para participar da assembleia, que conta com a presença, entre outras autoridades, do secretário da Casa Civil, Reinhold Stephanes, do deputado estadual, Jonas Guimarães, e do prefeito Bongiorno.
A reunião visa esclarecer dúvidas e analisar sugestões sobre o objetivo do Estado de, por meio da Parceria Público-Privada (PPP), transformar a PR-323 em um grande corredor rodoviário, de padrões internacionais, ligando Maringá a Francisco Alves. A atual rodovia, simples, será duplicada e receberá, ao longo de 207 quilômetros, 19 viadutos, 22 trincheiras, 13 passarelas e marginais, bem como ciclovias nas áreas urbanas.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Logística, nos cinco primeiros anos, serão duplicados 162,5 quilômetros, saindo de Paiçandu até o entroncamento da PR-486, em Perobal, o que corresponde a 70% das obras. Os outros 44,3 quilômetros, entre Perobal e Francisco Alves, serão duplicados até o limite máximo de 16 anos, podendo ser antecipados, caso o volume de tráfego supere os índices médios estabelecidos em contrato.
A previsão é de que sejam investidos R$ 7,7 bilhões ao longo de 30 anos de concessão. Para isso, o projeto conjectura a instalação de quatro praças de pedágio na rodovia. O valor da tarifa será de R$ 4,50 para veículos leves e para cada eixo de caminhões. Os usuários contarão com serviços de guincho 24 horas, atendimentos de primeiros socorros, pontos de apoio aos motoristas, entre outros benefícios.
“A duplicação da PR-323 constitui uma reivindicação antiga de nossa população, que há anos sofre com os graves acidentes causados pela falta de estrutura da rodovia, que funciona como um importante canal de mobilidade e escoamento das produções agrícola e de moda. Por isso, a participação popular é essencial para assegurarmos o que temos de direito: uma estrada moderna e segura”, destacou o deputado estadual, Jonas Guimarães.
“Convidamos a todos para que compareçam e participem das discussões desta obra tão importante. Este é o momento e a oportunidade de opinarmos e sugerirmos melhorias ao projeto”, ressaltou o prefeito Bongiorno.