Sanepar lança programa de educação ambiental em Cianorte

Publicado em: 05/12/2013 00:00

O presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Fernando Ghignone, e o prefeito Claudemir Bongiorno participam nesta sexta-feira (6), em Cianorte, da apresentação oficial de um amplo programa de educação ambiental desenvolvido pela Sanepar para o município.

Focada na coleta seletiva do lixo, o programa já está sendo levado, desde novembro, a 53 escolas do ensino fundamental e médio, envolvendo 1,5 mil professores e 17,8 mil alunos. No evento, também será feito um balanço das primeiras ações nas escolas municipais, além da entrega simbólica do material de apoio criado para este trabalho, como marco do início oficial das atividades de educação ambiental em Cianorte.

A CAMPANHA – O principal objetivo da campanha é a sensibilização ambiental dos moradores de Cianorte: clientes, donas de casa, crianças nas escolas (considerados grandes formadores de opinião para mudança de hábitos no contexto familiar), entre outros.

Com a intenção de adequar o conceito da separação de resíduos sólidos a uma linguagem e conteúdo de fácil assimilação, optou-se por adotar uma linha lúdica de comunicação, lançando mão de personagens de desenho ilustrado que representam com clareza e significado os diferentes tipos de lixo e sua necessidade de separação.

Assim foram criados “Os Heróis da Reciclagem” – quatro personagens representativos dos principais tipos de resíduos sólidos recicláveis (vidro, metal, plástico, papel), que atuam no combate ao Monstro do Desperdício, em um contexto imaginativo infantil. Uma das primeiras ações do uso dos “Heróis” será a apresentação teatral em escolas municipais das cidades atendidas pelo serviço de resíduos sólidos. O espetáculo infantil, na linguagem de teatro de bonecos e fantoches, será levado a 100% das escolas públicas municipais, por meio de uma agenda previamente definida entre Sanepar e Secretaria Municipal de Educação de Cianorte.

O ATERRO – Desde 2002, a Sanepar é responsável pela gestão do Aterro Sanitário de Cianorte, que recebe o lixo de três municípios do Noroeste do Paraná. Com o gerenciamento da Sanepar, os resíduos sólidos têm coleta seletiva, transporte, tratamento e destino adequados. São ações que reduzem a poluição, preservam o meio ambiente e resultam em investimento na saúde da população.

O Aterro Sanitário de Cianorte recebeu, em maio de 2013, certificação da NBR ISO 14001, tornando-se o primeiro do Paraná com este reconhecimento. A ISO 14001:2004 é uma norma aplicável a organizações que buscam a certificação, provando competência e qualidade de acordo com a política ambiental implementada e a realidade em que atua e desenvolve suas atividades. A Sanepar também atua na área de resíduos sólidos em Apucarana e Cornélio Procópio.

Sanepar lança programa de educação ambiental em Cianorte
Data: Sexta-feira, 6 de dezembro, às 10h30