Cianorte ganha campanha de educação ambiental

Publicado em: 06/12/2013 00:00

O presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Fernando Ghignone, esteve em Cianorte nesta sexta-feira (06), para participar da apresentação oficial do programa de educação ambiental desenvolvido pela Sanepar para o município.
O programa é levado, desde novembro, a 53 escolas do ensino fundamental e médio, envolvendo 1,5 mil professores e 17,8 mil alunos. Foram criados “Os Heróis da Reciclagem” – quatro personagens que representam os materiais recicláveis vidro, metal, plástico, papel, que combatem o Monstro do Desperdício.
“A apresentação tem ênfase na coleta seletiva do lixo e é dirigida a crianças em idade escolar. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de separar o lixo orgânico do reciclável. O projeto de educação ambiental será reforçado com anúncios em jornais, mensagens nas rádios, outdoors e busdoors”, explicou o diretor de Meio Ambiente, Pericles Weber.

Conforme Ghignone, “a campanha educacional deverá refletir diretamente na separação do material levado ao aterro sanitário de Cianorte, que hoje é modelo no país. Este aterro recebeu, em maio de 2013, certificação da NBR ISO 14001, tornando-se o primeiro do Paraná com este reconhecimento”.

O prefeito Bongiorno parabenizou a empresa pela iniciativa. “Este projeto irá somar esforços às nossas ações na área da educação ambiental. Cianorte é um município que detém a segunda maior floresta urbana do país, e um aterro sanitário exemplar. Por isso, precisa continuar crescendo com sustentabilidade”.
Durante o evento, também foi feito balanço das primeiras ações nas escolas municipais, além da entrega simbólica do material de apoio criado para este trabalho, como marco do início oficial das atividades de educação ambiental em Cianorte.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito Serginho; os secretários municipais Nelson Magron Jr. (Desenvolvimento) e Domingos Clóvis Bongiorno (Integração Governamental); a chefe da Divisão de Educação Ambiental, Cristiane Roco e a equipe da Sanepar.